Plenário do Confea decide intervir no Crea-RS

Brasília, 09 de fevereiro de 2018.

Os conselheiros do Confea aprovaram -  por 9 votos a favor e 5 contra - a intervenção no Crea do Rio Grande do Sul, onde o resultado das eleições realizadas em 17 de dezembro está sendo questionado e continua indefinido. A intervenção, aprovada por meio da Decisão 0397/2018, determina o afastamento da conselheira Eliana Valente Silira Collares, que exerce o cargo de presidente em exercício.

Ao concordar com o relato apresentado pelo coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), Marcos Camoeiras Marques (Crea-RR), apresentado durante a sessão plenária 1452, realizada nessa quarta-feira (8), os conselheiros entenderam que a trajetória de Eliana – eleita suplente, assumiu as funções de titular no seu primeiro mandato e agora se encontra já em seu terceiro mandato como titular, o que é vedado pelo Regimento do Crea-RS, pois não possui respaldo nos normativos. Ainda, para eles, Eliana não poderia ocupar o cargo de presidente em exercício, como acontece atualmente, pois sua nomeação deveria se dar perante o Plenário do Regional, o que não ocorreu.

Na mesma decisão, a maioria do Plenário elegeu Daniel Salati como interventor do Confea junto ao Regional. Com o auxílio dos conselheiros Marcos Camoeiras, José Chacon de Assis e Juares Silveira Samaniego, todos ex-presidentes de Regionais, e de funcionários do Federal. O conselheiro Daniel Salati terá o prazo de 30 dias para regularizar a situação administrativa e promover nova eleição da Diretoria do Crea-RS.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea