Retração no mercado de trabalho leva Crea Amazonas a promover Campanha de Conciliação

Manaus, 1° de agosto de 2017.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), solicitada pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), indica demissão de mais de 14 mil postos de trabalho na área de Engenharia nos primeiros meses do ano, no País. Com a perda do emprego, muitos desses profissionais, inclusive do Amazonas, estão tendo dificuldade em manter o registro regularizado e assim, continuar apto a exercer legalmente a profissão.

Diante desse cenário, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) decidiu realizar, durante todo o mês de agosto, uma Campanha de Conciliação. A finalidade é dar a pessoas físicas e jurídicas a oportunidade de negociar dívidas de anuidades e autos de infração junto ao Conselho a fim de que voltem a ter condições de atuar regularmente no mercado. A abertura será na próxima terça-feira, às 9h, na sede do Conselho.

Segundo o presidente do Crea-AM, engenheiro civil Cláudio Guenka, assim como em outras áreas, a Engenharia/Agronomia foi extremamente afetada com a crise econômica, com uma expressiva parcela dos profissionais passando pela lamentável situação de ser demitido e com isso, muitos ficaram sem condições de permanecer com o registro ativo, ou seja, regularizado; enquanto que muitas empresas registradas também foram afetadas. “Diante desse quadro, não podíamos ficar de braços cruzados, por isso, resolveu-se realizar esta campanha, que possui uma motivação de responsabilidade social”, explicou o presidente do Crea-AM, engenheiro civil Cláudio Guenka.

"Presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka"
Ele esclarece que o registro de profissionais e empresas junto ao Conselho é uma habilitação legal, concedida pelo sistema de classe, no caso o Sistema Confea/Crea, que comprova a concessão de atribuições para o exercício profissional de pessoas físicas e jurídicas. “Portanto, é uma espécie de certificação dada pelo nosso sistema, indicando que aquele profissional ou empresa tem a devida atribuição legal”, ressalta Guenka, o qual afirma que, com isso, pretende-se contribuir para que regularizem sua situação e assim, possa favorecer o reenquadramento no mercado.

Durante a Campanha de Conciliação, que inicia na próxima terça-feira (1ᵒ de agosto), o Crea Amazonas oferecerá diversas vantagens. Descontos de até 95% em juros e multas e parcelamento, em até 10 vezes, de anuidades e autos de infração. As negociações podem ser feitas pelo site institucional (www.crea-am.org.br) ou se preferirem, presencialmente, na sede do Conselho. Casos relacionados à Dívida Ativa ou Autos de Infração serão resolvidos apenas na sede do Crea.  A autarquia também está disponibilizando os seguintes números para contato: (92) 2125-7120/7142 ou ainda o Whatsapp (99142- 0956).


Lisângela Costa

Assessoria de Comunicação e Projetos Especiais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas - CREA/AM