Soluções para a questão da água passam pela Engenharia Mecânica

Brasília, 4 de maio de 2017. 

"Conselheiro federal destaca a importância dos engenheiros no enfrentamento das questões da água no Brasil"

Representante do Estado do Amazonas no plenário do Confea, o eng. mec. e ind. Afonso Bernardes, receberá entre 10 e 12 de maio, em Manaus, profissionais da área tecnológica registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua para o Preparatório da Engenharia e da Agronomia, que antecede o Fórum Mundial da Água de 2018.

Nesta entrevista ao site do Confea, o conselheiro ressalta o papel dos profissionais de sua modalidade no enfrentamento das questões da água no Brasil. “Os profissionais da Engenharia Mecânica e Industrial são responsáveis pela realização de projetos como os de sistema de esgotos, redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de barragens e hidrovias. Eles aplicam a mecânica dos fluídos aos problemas ligados a recolha, armazenamento, controle, transporte, regulação, medição e uso das águas”, explica Bernardes, para quem os profissionais desse segmento têm muito a contribuir com soluções para a crise hídrica nacional.  

Site do Confea: Entre 10 e 12 de maio, Manaus irá receber profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua da região para a segunda edição do Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o Fórum Mundial da Água. Quais discussões o senhor espera que sejam pautadas no evento, considerando inclusive as demandas locais por água?

Afonso Bernardes: Reúso de água, mudanças climáticas, recursos hídricos e seus impactos na Amazônia nacional e internacional, programas de políticas públicas para uso dos recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, a partir de uso dos recursos hídricos, são alguns dos assuntos que merecem destaque na agenda de debates. 

 

Site do Confea: Sendo conselheiro federal pelo Estado do Amazonas, qual a importância de recepcionar esse evento na Região Norte, tão conhecida pelo potencial hídrico?

A.B.: É de fundamental importância, haja vista que nesta Região encontram-se as maiores bacias hidrográficas do País. É necessário também alertar os gestores no sentido de que precisamos urgentemente de um controle mais efetivo e de políticas públicas voltadas para uso e aproveitamento, associado a desenvolvimento sustentável para a população.   

 

Site do Confea: Na sua avaliação, qual a relevância dos eventos preparatórios para a participação do Confea no Fórum Mundial da Água, que será em março de 2018, em Brasília?

A.B.: Inicialmente destaca-se a importância do tema Água, sem a qual nenhum ser vivo não tem condições de viver. Nesse sentido, a temática é atual e merece destaque por parte de todas as áreas de conhecimento, aqui destacando as profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua. Por se tratar de um Fórum Mundial, que terá visibilidade e abrangência ampla e extensa interlocução com os diversos setores da sociedade nacional e internacional, estar devidamente preparado é importante para que o Brasil tenha condições de participar de forma mais ativa, como ator principal desse importante evento.  

 

Site do Confea: Enquanto representante da Engenharia Mecânica e Industrial, quais as contribuições e experiências o senhor acredita que os demais profissionais desse segmento poderão oferecer para as questões relacionadas aos recursos hídricos no Brasil?

A.B.: Como destaquei anteriormente, o tema Água deve receber atenção de todas as áreas do conhecimento. A Engenharia Mecânica e Industrial tem uma intimidade muito grande com esse tema. São os profissionais dessa modalidade os responsáveis pelos estudos da física de materiais contínuos que se deformam quando submetidos a uma força, conhecido como mecânica dos fluídos, que permite conhecer o comportamento físico dos fluídos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluídos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na Engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos dos líquidos e gases, dentre outros. Os profissionais dessa modalidade de Engenharia são responsáveis pela realização de projetos como os de sistema de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e hidrovias, eles aplicam a mecânica dos fluídos aos problemas ligados a recolha, armazenamento, controle, transporte, regulação, medição e uso das águas. Além desse destaque, a formação desses profissionais envolve os aspectos intimamente relacionados ao tema Água. Pelo exposto, os profissionais desse segmento têm muito a oferecer para as questões relativas aos recursos hídricos no Brasil. 

Equipe de Comunicação do Confea