Presidente do Crea-AL e Conselheiro do Confea se reúnem com governador de Alagoas

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, acompanhado do superintendente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Claudio Calheiros, esteve reunido nesta quinta-feira, dia 19, com o governador Renan Filho para tratar sobre assuntos relevantes aos profissionais ligados ao Sistema.

Durante a visita, Dacal solicitou o apoio do governador para resolver os entraves burocráticos de algumas instituições estatais relacionadas as emissões de licenças. O assunto é considerado o maior gargalo da construção civil.

“Em 2016 criamos o Fórum Estadual de Combate a Burocracia, que tem como objetivo acelerar as emissões de licenças, como por exemplo, analise e vistorias de projetos de combates a incêndio e pânico. Trago esta demanda por ser uma reivindicação da categoria”, destacou.

O governador ainda foi informado que, ano passado, o plenário do Confea emitiu a decisão de Nº 1024/2016, que determina que os Creas oficializem o Corpo de Bombeiros e os demais órgãos afins, que os engenheiros civis também possuem atribuição para elaborar projetos de prevenção contra incêndio e pânico, independente de sua especialização.

“Sendo uma determinação do Confea, garanto a vocês que iremos cumprir. É muito importante esse apoio dado pelo Crea. Saiba que minha intenção é buscar sempre a melhor saída para facilitar o desenvolvimento de Alagoas. Estou ciente que o setor produtivo tem contribuindo muito para isso”, falou Renan Filho, assumindo o compromisso de tentar resolver a situação.


Bate-papo no Mirante

Próximo de lançar o “Bate-Papo no Mirante”, um programa de entrevistas com personalidades, Dacal convidou Renan Filho para ser o primeiro sabatinado. O projeto contará com o jornalista Marcelo Firmino como entrevistador.

“A intenção é fazer uma noite de entrevistas por mês, onde a sociedade terá a oportunidade de participar de um momento rico de informações”, concluiu o presidente, adiantando que a estreia do projeto está programada para março.

O governador se colocou à disposição. “Pode confirmar minha presença. Acredito que assim podemos interagir mais com a categoria e aprofundar mais ainda as demandas dos profissionais do Sistema Confea/Crea”, disse.