Profissionais celebram o Dia do Engenheiro

Brasília, 15 de dezembro de 2016

Na última quarta-feira (14/12), o Confea e a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) realizaram solenidade para celebrar o Dia do Engenheiro. O evento foi realizado em Brasília, no Clube de Engenharia, e recebeu cerca de 300 pessoas. Na mesma solenidade, a CBIC entregou seu 21º Prêmio de Inovação e Sustentabilidade. 

Na ocasião, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, defendeu que a solução para a crise pela qual o país passa está nas mãos dos engenheiros. “Basta que os governantes coloquem o poder de decisão na engenharia. Somos responsáveis por mais de 70% do PIB, nossa engenharia é responsável pelo desenvolvimento e crescimento da nossa nação”. Tadeu celebrou o fato de o Dia do Engenheiro ter sido oficialmente comemorado junto com a entrega do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, o que evidencia a parceria entre Confea e CBIC. “Vamos trabalhar juntos e, sem dúvida nenhuma, mostraremos para o mundo nosso notório saber”, encerrou.

"Martins e Tadeu brindam ao Dia do Engenheiro"

Ao agradecer os participantes, o presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins, destacou a parceria com o Confea, ressaltando a junção da celebração do Dia do Engenheiro com a entrega do Prêmio. “O Prêmio buscou ideias para inovar a construção civil brasileira e para contribuir para o aumento da produtividade no setor neste tempo de incertezas”. Martins se disse feliz por reunir empresas e trabalhadores, o que valoriza a engenharia nacional. “Somos engenheiros, somos contrutores”, concluiu.

"Martins e Tadeu recebem o ministro das Cidades, Bruno Araújo"

O Dia do Engenheiro é 11 de dezembro, porque foi nessa data, em 1933, que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto nº 23.569, que regulamenta a profissão. Em entrevista, José Tadeu e Rodrigues Martins reiteraram a importância da data.

 

Prêmio em inovação

Os ganhadores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade foram conhecidos na solenidade. A iniciativa reconhece projetos desenvolvidos em empresas e no meio acadêmico que contribuem para o avanço da qualidade e competitividade no setor. O presidente do Confea fez entrega do prêmio ao primeiro colocado da categoria “pesquisa acadêmica” – um projeto da Universidade Federal de Goiás, sobre utilização de argamassa para isolamento acústico. Os segundo e terceiro lugares da categoria foram projetos da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de Juiz de Fora, respectivamente.

As outras categorias foram “materiais e componentes”, “sistemas construtivos”, “gestão da produção e P&D” e “tecnologia da informação para a construção (TICs)”. Para formar as notas, são avaliados como critérios a sustentabilidade ambiental do projeto, seu impacto social, sua viabilidade, sua industrialização, sua funcionalidade, seus impactos em processos e sua originalidade. 

Os premiados ganharam uma viagem paga aos Estados Unidos, onde conhecerão o que há de mais avançado na metodologia Building Information Modeling (BIM)e Impressão 3D. O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é um evento realizado pela Cbic, com correalização do Senai Nacional e parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Beatriz Leal e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea