Curitiba sedia 1º Workshop sobre Regularização Fundiária promovido pela CCEEAGRI

Curitiba, 21 de outubro de 2016.

Com a presença de conselheiros que integram a Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CCEEAGRI) e estudantes de engenharia cartográfica e de agrimensura, começou ontem (20/10), em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o 1º Workshop Sobre Regularização Fundiária. O evento é promovido pelo Confea, CCEEAGRI, Crea-PR, UFPR, ABEC-PR e Azimute Engenharia Júnior.

A mesa de abertura dos trabalhos contou com a presença do vice-reitor da UFPR, Prof. Dr. Rogério Andrade Mulinari, do presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, do coordenador da CCEEAGRI, engenheiro agrimensor, Léu Soares de Oliveira, do vice-diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR e conselheiro do Crea-PR, engenheiro cartógrafo Pedro Luis Faggion, do vice-presidente da Associação dos Engenheiros Cartógrafos do Paraná, engenheiro cartógrafo Luiz Octávio Oliani e do diretor presidente da Empresa Júnior Azimute, acadêmico da UFPR, Breno Corrêa Bueno.

Em seu discurso, o presidente do Crea-PR defendeu a importância da engenharia brasileira e os riscos de um eventual desmonte deste patrimônio nacional. “Nossa engenharia tanto pública quanto privada vem sendo alvo de sucessivos ataques. É preciso punir aqueles que praticaram atos de corrupção mas preservar nossas empresas. Não podemos abrir mão de uma Petrobrás ou de uma Embrapa, que são verdadeiros patrimônios nacionais.

Ele também ressaltou a importância da agrimensura dentro do sistema profissional, lembrando que a profissão está presente desde o primeiro decreto publicado em 11 de dezembro de 1933 e que regulamentou as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea. E ressaltou que o Paraná conta com mais de 1500 engenheiros agrimensores registrados, que representam 10% do total de profissionais do país.

Parceria com o Crea-PR

O vice-reitor da UFPR, Prof. Dr. Rogério Andrade Mulinari, ressaltou as inúmeras parcerias entre o Crea-PR e a universidade. “As duas instituições são parceiras de longa data não apenas na áreas das engenharias, já que o atual gabinete do Setor de Ciências da Saúde da UFPR é ocupado em antiga sede adquirida junto ao Crea-PR”, recordou.

O coordenador da CCEEAGRI, engenheiro agrimensor, Léu Soares de Oliveira, lembrou da importância do planejamento para o desenvolvimento do país. “É necessário que nossos governantes desenvolvam o planejamento de longo e médio prazo. O tema de nosso evento, que é a regularização fundiária é fundamental já que não é possível planejar nada sem conhecer profundamente o nosso espaço territorial, tanto na área urbana como rural.

Por fim, o vice-diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR e conselheiro do Crea-PR, engenheiro cartógrafo Pedro Luis Faggion agradeceu a parceira do Crea-PR com a CCEEAGRI que possibilitou a realização do evento além de destacar a importância do debate sobre atribuições profissionais.

Palestras
A palestra de abertura foi realizada pelo professor doutor Alzir Felippe Buffara Antunes, membro do programa de pós-graduação em ciências geodésicas e pela professora doutora Daniele Pontes, do departamento de geomática da UFPR. Eles abordaram o histórico e desafios da Regularização Fundiária no país.

O evento segue até amanhã com a presença de diversas autoridades em regularização fundiária no país.

Ascom Crea-PR