Moções em defesa da Engenharia

Foz do Iguaçu, 3 de setembro de 2016

Depois de votar as propostas da pauta da plenária final da primeira etapa do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os delegados deliberaram, ainda, sobre textos de moções encaminhados ao longo do evento. No total, de sexta para sábado (2 e 3/9) , os congressistas enviaram 14 moções à Comissão Organizadora do Congresso. Dessas, cinco foram apreciadas – e todas aprovadas – pelo plenário. As outras nove serão deliberadas em dezembro, quando os delegados poderão apresentar novas moções.

As aprovadas neste sábado (3/9) são em defesa do pré-sal, das empresas de engenharia e da construção de um projeto de nação para o Brasil. Outra moção tratava de manifestação contrária à privatização da Petrobras. Além delas, 56 delegados apresentaram uma moção em homenagem ao congressista, geol. Guttenberg Martins, delegado pelo Rio Grande do Norte que faleceu às vésperas do Congresso.

9º Congresso

Esta edição do CNP tem como tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, além dos eixos temáticos: Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade; Tecnologia e inovação; e Carreira e prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Da 1ª etapa, 774 profissionais de todo o Brasil participaram dos debates, sendo 594 delegados – com direito a voto – e 180 convidados – com direito a voz. A Mesa Diretora dos Trabalhos (MDT) do Plenário foi coordenada pelo presidente do Confea, José Tadeu da Silva, e pelo conselheiro federal William Barbosa. A primeira atividade do Congresso foi eleger os secretários e relatores da Mesa: Humberto Dalber, do Rio Grande do Sul (1º secretário); Catarina Luiza, do Rio de Janeiro (2ª secretária); Suzi Moreno, de Tocantins (1ª relatora); e Cássio, do Espírito Santo (2ª relator).

Acesse www.cnp.org.br para acompanhar os trabalhos do Congresso.

Beatriz Leal, Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea