Confea participa de um dos maiores eventos de saneamento básico da América Latina

Jaraguá do Sul (SC), 18 de maio de 2016.

"Estande do Confea divulga o sistema profissional aos visitantes do evento"

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) marca presença na 46ª Assembleia Nacional da Assemae, que neste ano acontece no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Com estande institucional no evento, o Confea é um dos 50 expositores que integra a programação que vai até a quinta-feira (19). No espaço, os visitantes podem esclarecer dúvidas sobre o sistema profissional e ter acesso a material informativo. Entre as publicações distribuídas, estão  200 edições de bolso do Código de Ética, 200 livros da Resolução 1048/13, que reúne toda a legislação referente às profissões, a relação de entidades nacionais, 300 folders do Confea e 300 folders de divulgação da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

""Saneamento é um direito humano previsto pela ONU", defende o presidente da Assemae"

Saneamento básico em pauta
O presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Aparecido Hojaij, defende que o acesso ao saneamento é um direito humano previsto pela Organização das Nações Unidas, e por isso, necessita de contínuos investimentos para garantir a saúde e qualidade de vida dos brasileiros. Durante a cerimônia de abertura da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, na última segunda-feira (16), Hojaij também reiterou a importância da gestão pública do setor como alternativa para a inclusão social garantida pelo acesso aos serviços de água, esgoto, limpeza e drenagem urbana. “É necessário fortalecer o setor de saneamento enquanto política pública de saúde e promoção da cidadania, a partir da implementação de investimentos, do exercício do controle social e do apoio à capacitação técnica dos municípios. Como entidade que representa quase dois mil associados, a Assemae se renova e se fortalece nesta Assembleia para luta por um país mais justo e sustentável”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Alberto Chiodini, o desafio atual é fazer o saneamento básico acontecer no cenário político e econômico pelo qual passa o Brasil. Segundo ele, o governo catarinense pretende ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgotos dos atuais 18,2% para 60%, em 2016. “Temos o desafio de manter Santa Catarina na vanguarda do desenvolvimento econômico, dando atenção à sustentabilidade e ao meio ambiente. Para isso, precisamos do trabalho participativo junto com a sociedade organizada e as entidades municipalistas”.

"Público participante da cerimônia de abertura da 46ª edição da Assembleia Nacional da Assemae"

De acordo com Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), a Assemae desempenha um papel insubstituível na defesa da gestão pública do saneamento municipal. Ele também alertou para a necessidade de fortalecer as bandeiras do controle social, da garantia de recursos financeiros e da gestão pública, especialmente agora que o Brasil vive um momento de transição política.

Para o superintendente estadual da Funasa, Adenor Piovesan, a ação conjunta de técnicos, órgãos de governo e sociedade civil representa a somatória de forças em busca da universalização do saneamento básico.

A cerimônia de abertura contou ainda com a palestra magna “Impactos da eficiência energética no saneamento e sustentabilidade”, proferida pelo presidente da multinacional WEG S.A., Harry Schmlerzer Junior. Acompanhe a cobertura completa no site oficial do evento.

 

Equipe de Comunicação do Confea

Com informações da Assemae