Conselho elabora cartilhas de fiscalização nas áreas de condomínios e reflorestamento

 Agentes fiscais de diferentes regiões do Estado reuniram-se na sede do CREA-SC em Florianópolis, nos dias 7 e 8.04, para um trabalho em conjunto visando à elaboração de duas cartilhas específicas de fiscalização: uma na área manutenção periódica e preventiva dos condomínios já construídos e outra na área de reflorestamento.

A cartilha de fiscalização de condomínios vai direcionar as vistorias relacionando e detalhando todos os itens e atividades de engenharia envolvidas no funcionamento e na manutenção das edificações.  O objetivo principal é garantir a segurança dos condôminos. 

Um dos materiais utilizados para embasar o documento é o Manual do Síndico, também elaborado pelo CREA-SC, que trata do mesmo tema, porém com outra abordagem, sobretudo no esclarecimento da legislação e da responsabilidade dos síndicos quanto à manutenção preventiva dos condomínios. 

A cartilha de fiscalização na área de reflorestamento, atividade especifica dos engenheiros florestais e agrônomos, também irá orientar o trabalho dos fiscais, esclarecendo sobre questões técnicas quanto ao reflorestamento e ainda sobre a legislação abrangente na área de meio ambiente. 

O gerente do departamento de fiscalização do CREA-SC, Eng. Agr. Felipe Penter, explica que o objetivo principal é a padronização dos procedimentos da fiscalização. “São atividades de rotina, mas que envolvem uma quantidade significativa de informações técnicas e de leis. Além de nortear as atividades dos fiscais, as cartilhas padronizam as vistorias”, esclarece Penter. 

Outra inciativa é na área de engenharia de segurança do trabalho. Os fiscais participaram na sexta-feira da reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho visando aprimorar a fiscalização das atividades no setor.