Comissão de Ética do Crea-MS faz balanço de atuação e prevê novas ações para 2016

Campo Grande (MS), 15 de março de 2016.

Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Bruno Tomasini, a Comissão Permanente de Ética do Exercício Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) teve intensa atuação no ano de 2015, chegando a contabilizar atendimento a mais de duas mil pessoas, por meio de palestras, seminários, reuniões e ações junto às entidades de classe. Para 2016, Bruno afirma que as metas da Comissão já foram estipuladas no plano de trabalho que será avaliado na Sessão Plenário do próximo dia 9.

A Comissão contabiliza ainda a instrução de 100% dos processos sob sua análise, além de atuar junto às entidades de classe e prefeituras orientando profissionais sobre a importância do respeito ao Código de Ética.

Sobre o trabalho encampado pela Comissão, Bruno afirma que o principal objetivo é difundir o Código de Ética, permitindo que os profissionais conheçam seus direitos e deveres e demonstrando a importância do cumprimento do manual. “Por meio das palestras, queremos evitar processos e coibir atitudes antiéticas, bem como buscamos valorizar aquele profissional que atua corretamente”, destacou. Outra ação da Comissão é junto às instituições de ensino, na orientação aos acadêmicos. “Buscamos apresentar nas universidades o Código de Ética e inserir o Sistema Confea/Crea dentro do ambiente acadêmico. Dessa forma, despertamos a consciência nos futuros profissionais  e inibimos ações antiéticas”.

Recentemente, o coordenador participou do 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado em Brasília, ocasião em que concorreu à eleição do coordenador da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética. “Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho da Comissão sul-mato-grossense em nível nacional”, destacou Bruno. Para ele, a participação no evento também permitiu a troca de experiências com outros Estados. “Buscamos observar métodos de trabalhos de outros estados para tentar implantar aqui”, finalizou.

Integram a Comissão de Ética ainda o coordenador adjunto engenheiro eletricista Edson Alves Delgado, e os seguintes membros titulares: engenheiro civil Antônio Dacal Júnior, engenheiro civil Valter Almeida da Silva, engenheiro mecânico, de controle e automação e de segurança do trabalho, Leonardo Limberger, e engenheiro agrônomo Marcelo Bexiga.

Assessoria de Comunicação do Crea-MS