CreaJr-BA é lançado em Salvador

Salvador, 11 de janeiro de 2016 

Os estudantes da área tecnológica podem agora conhecer um pouco mais o Sistema Confea/Crea e Mútua. O programa CreaJr-BA, lançado na noite desta quinta-feira (10), viabilizará uma aproximação da comunidade estudantil com o mercado de trabalho, bem como formará novas lideranças para o Sistema.

De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo a intenção do Conselho em apoiar a iniciativa é fazer com que os alunos consigam chegar a vida profissional de forma tranquila. “Nossa expectativa é que os componentes do CreaJr transformem o sistema profissional e o faça mais importante do que já é para a sociedade hoje”, destacou, colocando o Crea à disposição dos estudantes.

O diretor da Mútua, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, enfocou à necessidade de os estudantes procurarem conhecer o sistema e as entidades de classe como forma de fortalecer às profissões. Ubiratan Félix, presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), destacou a importância do conhecimento extraído fora da sala de aula, citando às empresas juniores.

Convidado para falar sobre a experiência do Crea Jr-MG e também das ações do CreaJr Nacional, o estudante que coordena o colegiado, Maycon Juan, enfatizou sua satisfação com o resurgimento do CreaJr-BA. Explicou que o grupo tem formado novas lideranças e ganhado reconhecimento pelo incentivo ao empreendedorismo. “O CreaJr foi lançado há 15 anos e está fazendo mais do que o propósito pelo qual foi criado. Essa capilaridade o aproximou das entidades de classe, conselheiros, futuros profissionais e Mútua”, observa.

Leonardo Reis, coordenador do CreaJr-BA, explicou que o maior objetivo do programa é ampliar o número de associados. “A meta em 2016 é cadastrar 2.000 estudantes. Para atrair a adesão dos alunos estão previstas atividades de integração e de divulgação das ações do Sistema Confea/Crea e Mútua, além da realização de workshops, treinamentos e palestras. Nosso objetivo é garantir maior participação dos estudantes e facilitar o acesso às informações do sistema”.

Neste primeiro momento, a atuação do CreaJr-BA ficará restrita a Região Metropolitana de Salvador, mas segundo Leonardo Reis, no segundo trimestre de 2016 Feira de Santana e municípios circunvizinhos serão incluídos na iniciativa. Ainda de acordo com o coordenador, no segundo semestre de 2016 todas as regiões da Bahia serão contempladas, conforme previsto no plano de interiorização do programa.

O coordenador adjunto do programa, Vitor Caldini, disse que o grupo da Bahia realizou pesquisa com os Creas Juniores do país para conhecer toda a movimentação e agradeceu o apoio do Crea-BA. “Sem o suporte do Conselho não conseguiríamos reformulá-lo com novas metas”, citou. Na ocasião, a comissão acadêmica estadual, que coordena o programa foi apresentada e reforçou o compromisso com a iniciativa.

Comissão Acadêmica Estadual:
Leonardo Reis – Estudante de Engenharia de Minas - UFBA
Vitor Caldini - Estudante de Engenharia Civil - UFBA
Guilherme Costa - Estudante de Engenharia Mecânica - UFBA
Igor Mandu – Estudante de Engenharia de Minas - UFBA
Janaína Leal – Estudante de Engenharia Mecânica- UFBA
Fábio Leão – Estudante de Engenharia de Minas - UFBA
Clara Coelho- Estudante de Engenharia Civil – UFBA

Nadja Pacheco
Fotos: Edson Ruiz
Fonte: Ascom Crea-BA