Comissão do Crea-MS leva informações sobre ética profissional a mais de mil estudantes de MS

Campo Grande, 28 de setembro de 2015

Ética é uma palavra de origem grega, ethos, que significa caráter ou modo de ser.  Por determinação da Lei 5.194/66, em 1971, foi elaborado o primeiro Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea,  revisado em 2002, com a publicação da resolução 1.002 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres de seus profissionais.

Os profissionais que infringirem as disposições do Código de Ética Profissional estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, que podem ser advertência reservada; censura pública, suspensão ou cassação do registro profissional.

Neste ano, mais de mil estudantes de cursos técnicos e superiores já participaram de palestras ministradas por integrantes da Comissão de Ética do Crea-MS.  De acordo com o coordenador da Comissão, eng. agrônomo Bruno Tomasini,  foi elaborado  um plano de trabalho com objetivo de divulgar o Código de Ética visando instruir os futuros profissionais para que não incorram em processo ético-disciplinar. “O plano previa levar orientações a mil estudantes até o final do ano, mas já em agosto a meta já foi atingida”, comemorou.

As palestras levadas aos estudantes da AEMS em Três Lagoas, da Fatep em Ponta Porã,  Unigran e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Dourados, do Senac e Senai em Corumbá  e do Senai e  Colégio Maxi Reino em Naviraí. Ainda neste ano estão previstas palestras na Uniderp e na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, e no Senai em Nova Andradina.

A Comissão é integrada pelo engenheiro agrônomo Bruno Andrade Tomasini (coordenador); engenheiro eletricista Ricardo Rivelino Alves (coordenador-adjunto) e os engenheiros civis Valter Almeida da Silva e Amanda Matos Santos (assessora técnica).

Ainda sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão, Tomasini afirma que  para conferir celeridade na instrução dos processos em tramitação na Comissão de Ética, os colaboradores atendendo em horários fora do expediente e até mesmo coletando depoimentos em cidades que tenham inspetorias, quando necessário.

Caso as instituições de ensino e entidades de classe tenham interesse em mais informações ou palestras sobre ética podem entrar em contato com a Gerente do Departamento de Assessoria Técnica, engª agrônoma  Maria Rita Por Deus pelo telefone 3368-1032 ou e-mail mariarita@creams.org.br.

 Conheça o Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea (/sites/default/files/antigos/codigo_etica_sistemaconfea_8edicao_2015.pdf

 

Janine Gonzalez – Setor de Comunicação do Crea-MS