22º Fórum de Docentes teve participação de representantes do Confea

Curitiba (PR), 26 de agosto de 2015.

Foi encerrado na última sexta-feira (21) o 22º Fórum de Docentes do Crea-PR. O evento realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) debateu temas importantes como atribuição profissional, mobilidade profissional e formação profissional, em especial graças ao expressivo aumento do número de cursos ligados ao Sistema Confea/Crea.

Para a conselheira Lígia Eleodora Francovig Rachid, presidente da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR, o evento conseguiu atingir a maioria dos seus objetivos. “Discutimos amplamente questões relevantes ao Sistema Confea/Creae suas interligações com o universo acadêmico. É claro que não conseguimos resolver todas as questões, mas tenho certeza que o diálogo foi extremamente produtivo para continuarmos avançando”, destacou.

Em seu discurso de encerramento, o presidente do Crea-PR agradeceu a participação de todos os envolvidos e destacou o sucesso do evento. “Temos certeza que tivemos sucesso absoluto em mais uma edição do nosso Fórum. O objetivo maior deste evento é estabelecer um contato direto com os coordenadores de curso, professores, enfim, aproximar cada vez mais o Crea-PR e a comunidade acadêmica. E tenho certeza que mais uma vez esse objetivo foi cumprido”, ressaltou.

Outro ponto destacado por Krüger foi a série de produtos e serviços específicos para as instituições de ensino, como o acesso eletrônico para as instituições de ensino que permite inclusive consulta às possíveis atribuições e ao título profissional dos futuros egressos, a revista técnico científica além de outros que estão sendo aprimorados ou implantados.

Participação de Representantes do Confea

O Fórum de Docentes contou com importantes participações de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O conselheiro federal pelo estado de Sergipe, engenheiro mecânico Gustavo Braz, coordenador nacional da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) esteve presente no evento e apresentou aos presentes as principais ações que o Confea realiza para se aproximar das instituições de ensino.

Outro importante debate contou com a participação do engenheiro civil Edemar de Souza Amorim, Coordenador Adjunto do GT Inserção Internacional, sendo mediado pelo conselheiro joão Carlos Motti. O GT estabelecido pelo Confea no início de 2015 tem como principal objetivo realizar um estudo comparativo entre as exigências impostas a profissionais estrangeiros para o respectivo exercício profissional.

Educadores Destaque

Durante o encerramento foram divulgados nomes dos educadores destaque eleitos pelas regionais. Confira a relação dos eleitos.

Regional Cascavel –Prof. Engenheiro Civil Júlio Pacheco Monteiro Neto
Regional Maringá – Prof. Engenheiro Agrônomo Ednaldo Michellon
Regional Ponta Grossa – Prof. Engenheiro Civil Nelson Madalozzo
Regional Curitiba – Prof. Engenheiro Civil Laertes Bertoli Guimarães
Regional Londrina – Prof. Engenheiro Civil Alcides Belezi Filho
Regional Apucarana – Prof. Engenheiro Eletricista Luiz Alberto Carleto
Regional Guarapuava – Prof. Engenheiro Eletricista Edson Luiz Schultz
Regional Pato Branco – Não eleito

Unicesumar sediará 23º Fórum de Docentes

Os profissionais presentes também escolheram a instituição de ensino que sediará a 23ª edição do Fórum, sendo eleito o Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) de Maringá.

Confira mais fotos do evento em www.facebook.com/creapr