Crea-SC promove ação de fiscalização em Lages e região

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), através do Departamento de Fiscalização, promove de 6 a 10 de julho uma fiscalização de impacto na região de Lages. A ação envolve vistorias em obras públicas, privadas e atividades técnicas nas áreas de abrangência do Sistema Confea/Crea: industrial, mecânica, automação, civil, elétrica, segurança do trabalho, ambiental, agronomia, química, agrimensura, geológica, minas, entre outras.

Os trabalhos têm por finalidade coibir o exercício ilegal da profissão exigindo da comunidade a atuação de profissionais habilitados e com registro no Conselho. Serão fiscalizados os municípios da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), incluindo Curitibanos, com participação de 10 agentes ficais e das Secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages.

O prefeito Toni Duarte será um dos convidados. O encontro conta também com a participação do presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, do diretor regional de Lages, Eng. Sanit. Amb. Aldori Batista dos Anjos e do gerente de fiscalização, Eng. Agr. Felipe Penter

O papel principal do Crea é a regulamentação e a fiscalização do exercício profissional. A fiscalização atua de forma preventiva e orientativa assegurando a prestação de serviços técnicos e a execução de projetos, obras e empreendimentos com a participação de profissionais legalmente habilitados.

Para cada atividade é exigida a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, documento obrigatório que define para os efeitos legais (Lei nº 6.496/77) os responsáveis técnicos pela elaboração e execução de projetos e obras ou prestação de serviços nas áreas da engenharia e da agronomia.