23 de abril - Crea-BA comemora 80 anos de criação

Bahia, 10 de abril de 2014.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) comemora 80 anos de criação no próximo dia 23 de abril. A solenidade, que acontece no Bahia Othon Palace, às 19h, conta com a conferência “A Conjuntura Econômica Brasileira frente a Crise Mundial”, do economista Cesar Benjamim.

 

História - Em 23 de abril de 1934 o Crea da 3ª Região foi criado pela Resolução 002 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Com sede em Salvador, o novo órgão nascia com a responsabilidade de atuar em três estados: Alagoas, Bahia e Sergipe. De lá para cá muita coisa mudou. Além do desmembramento por estado, novas modalidades profissionais foram surgindo e incorporadas ao Sistema Confea/Crea. Hoje, o contingente de profissionais registrados no Conselho baiano ultrapassa 50 mil, e, nacionalmente, essas categorias somam mais de 900 mil.

 

Nesse processo de expansão, o Crea foi ganhando força na mesma proporção em que a sociedade passou a reconhecer o potencial dessa autarquia federal. Seja na busca por soluções dos problemas ligados às atividades de engenheiros, arquitetos, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos; seja como instituição mais ampla, em defesa do interesse público.

 

Ao longo desses 80 anos, o Crea-Bahia avançou sem perder o foco em três aspectos fundamentais: valorização profissional, ação política e responsabilidade social. Participa ativamente da vida dos cidadãos baianos. Um bom exemplo foi a instalação do Núcleo Pensar o Brasil na Bahia, cujo propósito é exatamente debater o desenvolvimento nacional e regional e como a área tecnológica e seus profissionais podem contribuir neste sentido.

 

Equipe de Comunicação Crea-BA