Homenagens e entrega de troféus marcam inauguração de auditório no Crea-CE

Com homenagens e entrega de troféus a personalidades que fizeram e fazem parte da história da Engenharia no Ceará, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) inaugurou o auditório Engenheiro Civil Waldyr Diogo de Siqueira, na noite de quinta-feira (21). O auditório, nominado numa homenagem, in memoriam, àquele que foi um dos principais nomes da construção civil do Ceará e, também, ex-presidente do Conselho, fica localizado no 2° andar da sede da Autarquia e tem capacidade para mais de cem pessoas.

A filha do homenageado, Silvia Diogo, esteve presente na solenidade e falou da honra de ter o nome de seu pai eternizado. “É uma honra estar hoje aqui falando em nome de meus familiares e de meu pai. Agradeço a  diretoria do Crea, na pessoa do presidente Victor Frota, pela homenagem. Ele abraçou a profissão com seu ânimo desbravador. Foi um inovador, preocupado com a formação de valores técnicos. Ele, como bom engenheiro construtor deixou marcas na paisagem urbana de Fortaleza, como o majestoso prédio da Faculdade de Direito e do edifício Diogo. Como profissional atento aos problemas de sua classe, exerceu por anos a presidência do Crea, promoveu a fundação da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a presidiu por longos anos. Foi um cidadão horado, digno em suas decisões, um visionário do progresso social. Como pai soube sempre usar seus dons para a prática do bem, permanecendo em nossas memórias como símbolo de amizade, solidariedade e amor fraterno”, disse.

O presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, saudou os presentes e falou sobre o momento solene que o Conselho preparou para homenagear os grandes nomes da história da engenharia cearense. “Decidimos homenagear Waldyr Diogo pela grande pessoa e profissional que foi. Ficou, por 17 anos, presidindo o Crea, e foi o primeiro presidente da Fiec, onde lá permaneceu por 12 anos. Portando, um dos que plantou a semente para que o Crea, completando seus 78 anos, se transformasse no que é hoje.  Waldyr Diogo é o patrono deste espaço, que antigamente abrigou o restaurante do Hotel San Pedro e hoje abriga o auditório do Conselho”, completou.

Entrega de troféus

Além da inauguração do auditório, aconteceu a solenidade de entrega da 1ª edição do Troféu Crea-CE, que contemplou os dois engenheiros com mais tempo no exercício da profissão no Ceará. Os homenageados foram o engenheiro-agrônomo Ary Gadelha de Alencar Araripe, com 70 anos de registro profissional no Conselho, e o engenheiro civil José Osvaldo Pontes, com 64 anos de registro profissional.

Segundo Victor Frota, o troféu foi idealizado para marcar os 80 anos da  criação do Sistema Confea/ Crea e da regulamentações da profissão da agronomia, que aconteceu em outubro, e das engenharias, que vai acontecer no dia 11 de dezembro. “O troféu é um modelo reduzido do marco que existe na Praça dos Engenheiros, no Parque do Cocó, fruto da criatividade do arquiteto Pedro Ricardo Bezerra", contou. O troféu, instituído pelo presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto, premiará, anualmente, personalidades do mundo da engenharia por seus relevantes serviços prestados ao setor.

Sobre a escolha dos homenageados, ele explicou. “Eu pedi para puxar no computador o mais antigo na modalidade da agronomia, por conta dos 80 anos da regulamentação da profissão, e das demais modalidades. No sistema, vieram os nomes dos engenheiros Osvaldo Pontes e Ary Gadelha de Alencar. Coincidentemente, todos os dois rotarianos, os dois do mesmo clube e todos os dois registrados na época que o patrono deste auditório era o presidente Waldyr Diogo”, completou o presidente do Crea-CE, que ainda fez uma retrospectiva da evolução que o Conselho tem passado ao longo dos anos. “O Conselho vive, nas duas últimas gestões, uma nova era de modernidade. Está sendo remodelado. Embora com mais de 70 anos, estamos implementando ações de modernizar e tirar o estigma de ser apenas um órgão arrecadador, que era tradicionalmente voltado para dentro, que não se comunicava com os segmentos econômicos e com a sociedade. Desde a época do presidente Otacílio Borges, passando pelo Antônio Salvador, meu antecessor, e com esta visão que o Conselho deveria partir para a modernidade e preencher os espaços que não estavam sendo preenchidos, o Otacílio adquiriu este prédio, dando um salto para perspectiva muito grande para que o órgão viesse a crescer. Agradeço a ele pela viabilização da compra deste prédio”, completou.

Troféu Crea-CE in memoriam

Também receberam o Troféu Crea-CE, in memoriam, os ex-governadores engenheiros César Cals de Oliveira Filho, na ocasião representado pelo filho, ex-prefeito de Fortaleza e Deputado Federal César Cals de Oliveira Neto, e o ex-governador Virgílio Távora, representado pela filha, engenheira civil Tereza Maria Távora Ximenes.

Em nome das famílias dos homenageados, o deputado César Cals Neto falou aos presentes sobre a importância deste reconhecimento. “Não é difícil falar destes dois grandes profissionais, pois ambos fizeram um grande trabalho em nome do desenvolvimento do Ceará. César Cals foi um engenheiro civil apaixonado, abriu a Leste-Oeste, a Avenida José Bastos, lançando as bases da Fortaleza moderna. Parabenizo o Crea pelo trabalho de revitalização do Centro de Fortaleza com a aquisição do prédio sede do Conselho. Agradeço, em nome da minha família e do senador e ministro Virgílio Távora, pela homenagem”.

Homenagem à Cid Gomes

Na ocasião, o governador do Ceará e engenheiro civil Cid Ferreira Gomes recebeu o Troféu Executivo Público. Em seu discurso, agradeceu a homenagem e falou da importância do momento. “É gratificante retornar à minha casa, onde encontro meus amigos engenheiros. O Crea tem papel fundamental no fortalecimento de nossa categoria, na promoção da ética profissional e defesa da sociedade. Eu diria que no Ceará de nossos dias, amplia as pautas de responsabilidades deste Conselho. Com o rápido crescimento das cidades e indústria das construções, se promovendo de forma eloquente na sociedade. Sinto-me grato em ser um dos operários que está ajudando a construir um Ceará moderno. É uma satisfação receber este reconhecimento deste casa e de participar desta homenagem justa prestada a Waldyr Diogo e a outras personalidades do nosso Estado. Sinto-me honrado por ser distinguido juntamente com dois ex-governadores engenheiros, dois nomes públicos e extraordinários administradores”, finalizou o governador.

Confea

O vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea),  Júlio Fialkoski, esteve presente na inauguração do auditório e falou da importância do Crea-CE sempre estar homenageando grandes nomes da engenharia como forma de incentivar a nova geração a sempre executar bons trabalhos que marquem a história da engenharia. “Foi muito bom participar desta homenagem a pessoas ilustres que fizeram acontecer, que mostraram todo o potencial da engenharia que nós, profissionais, podemos realizar.  É sempre importante lembrar e eternizar este momento e que sirva de exemplo aos jovens que estão começando na profissão", disse Fialkoski.

Além dos conselheiros, convidados e familiares dos homenageados, estiveram presentes na solenidade o secretário de Infraestrutura do Estado, engenheiro civil Adail Fontenele; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante; o secretário adjunto de Infraestrutura  do governo estadual e ex-presidente do Crea-CE, engenheiro civil Otacílio Borges (na ocasião representando todos os ex-presidentes do Crea-CE); o ex-ministro dos portos e ex-deputado federal, engenheiro civil Leônidas Cristino, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tim Gomes.

Camila Vasconcelos
Assessoria de Imprensa do Crea-CE