Crea Rondônia realiza o 8º Congresso Estadual de Profissionais em Porto Velho

Rondônia, 8 de julho de 2013


Promovido na última semana pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), o 8º Congresso Estadual de Profissionais encerrou-se no último sábado (06/07), com a eleição dos sete delegados que representarão o Conselho no 8º Congresso Nacional de Profissionais (8º CNP), que será realizado no mês de Setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (70ª SOEA). Foram dois dias de palestras, debates e discussões em torno do tema central “Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional” e dos eixos temáticos: Exercício Profissional, Inserção Internacional, ‘Integração Profissional e Social” Formação Profissional” e Organização do Sistema.

A abertura do Congresso foi realizada na última quinta-feira (04/07), no auditório da Uniron (Porto Velho Shopping) e contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, do coordenador do 8º CEP, engenheiro Carlos Trajano, da presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Márcia Luna, entre outras autoridades presentes, profissionais e estudantes das áreas do Sistema Confea/Crea e Mútua, imprensa e convidados.

A primeira palestra teve como tema a inserção internacional, e foi ministrada pelo engenheiro da computação Henrique Gaspar Nogueira, que abordou sobre os principais desafios e oportunidades no mercado internacional. “O principal desafio é a falta de informação. Essa palestra tem como objetivo informar sobre como o profissional pode dar continuidade aos estudos fora do Brasil. É preciso saber que o governo brasileiro oferece um suporte para aquele que deseja ter uma formação fora do país”, disse Henrique. O segundo painel temático teve como palestrante o prefeito de Ji-Paraná e o engenheiro civil Jesualdo Pires, que falou sobre “Integração Profissional e Social”.

As palestras aconteceram no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sinduscon-RO). No período da tarde, o engenheiro agrônomo e chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), César Augusto Domingues Teixeira, falou sobre a atuação dos profissionais ligados ao Crea dentro da Embrapa abordando o tema “Formação Profissional”. Segundo ele, os profissionais do Crea têm grande responsabilidade, nos diferentes níveis deste processo. “É necessário maior articulação junto ao nível de decisão política. A Embrapa atua há 40 anos no estado e conta com 39 profissionais ligados diretamente ao Crea, na produção de café, de grãos, de manejo florestal e outras áreas. Nesse período que a Embrapa vem atuando no estado, Rondônia deixou uma realidade extrativista para se tornar um polo ativo da agricultura brasileira. A Embrapa têm um papel muito importante para o desenvolvimento da agronomia”, finalizou Teixeira.
 
Apresentação das propostas
 
No terceiro e último dia do Congresso (06/07) foi realizada a votação para escolher as 20 propostas que serão encaminhadas para o 8º CNP, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
 
Eleição dos delegados
 
Outro objetivo do 8º CEP é eleger os delegados estaduais. O papel do delegado é o de atuar de acordo com a política do Crea-RO e defender as propostas aprovadas no 8º CEP na etapa nacional do Congresso. Os três delegados eleitos com mandatos são: o Geógrafo Eliomar Pereira; Engenheiro Civil Eudes Fróes e o Engenheiro Florestal, Joel Magalhães. Os quatro delegados sem mandatos são: Neemias Machado Barbosa; Inaldo de Melo Gomes, Vaneide Pimenta de Almeida e Luis Cláudio de Oliveira Ramos.

O 8º CEP é realizado em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e com a Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.
 


Por Narah Braga e Natália Lima