Instituto Federal de Alagoas – Campus Palmeira dos Índios tem curso de Engenharia Civil

Palmeira dos Índios (AL), 03 de maio de 2013.


Foi criado o primeiro curso de Engenharia Civil no IFAL – Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. O campus completa 20 anos em agosto e atualmente oferece cursos superiores de tecnologia, bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

A inauguração aconteceu no dia 03 de maio, e contou com a presença de várias lideranças do Sistema Confea/Crea,  como conselheira federal, eng. eletric. Ana Constantina que, na mesa de honra, representou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. José Tadeu da Silva.

Para os estudantes que formaram a maior parte da plateia e pela primeira vez ouviram falar do Sistema  Confea/Crea, a conselheira discorreu sobre a importância da engenharia no desenvolvimento brasileiro. “Vocês são os que vão renovar as potencialidades deste país, mas não se esqueçam de que o exercício da nossa profissão é servir à sociedade com dedicação e ética. Em tudo temos a presença da Engenharia. Abracem essa profissão,” incentivou. Constantina justificou que o presidente do Confea, com compromissos anteriores já confirmados em agenda, não pôde comparecer, mas que desejava sucesso na vida de cada aluno. “Agora é estudar”, concluiu.

Presente à cerimônia, o presidente do Crea-AL, eng. civ. Roosevelt Patriota Cota, ressaltou que o IFAL-PI poderá ter representatividade no plenário do Conselho Regional. Os Institutos Federais de Educação Tecnológica são resultado da fusão de escolas técnicas e agrotécnicas. E a rede federal teve sua expansão a partir de 2009. Na região Nordeste, são onze Institutos responsáveis pela gestão dos Campi Educacionais que oferecem qualificação profissional em diferentes níveis de modalidades.

O diretor-geral do IFAL de Palmeira dos Índios, professor Carlos Guedes, assegura que com o novo curso, o Instituto terá o importante papel de incentivar e  desenvolver as potencialidades da região. “A proposta de expansão é para 16 unidades em todo o  Estado de Alagoas”, anunciou.

Eanes Melo – Ascom/Crea-AL