Crea-BA: 78 anos valorizando os profissionais e a sociedade

23 de abril de 2012.

 

 

Há 78 anos defendendo a valorização profissional e os interesses da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, expandiu sua atuação em todo o Estado, estando cada vez mais presente nos municípios baianos. São 26 inspetorias atendendo cerca de 52 mil engenheiros e aproximadamente 24 mil técnicos.

Em quase oito décadas, o Conselho baiano tem muito o que comemorar, pois é um dos maiores Regionais do País, tendo em seu quadro funcional 201 colaborares (136 na sede e 65 nas inspetorias) e 23 estagiários, além de possuir sete câmaras especializadas.

Sempre engajado em assuntos ligados à área tecnológica e nas principais discussões do País, o Crea não mede esforços para fortalecer cada vez mais o relacionamento com os profissionais e a sociedade, para tanto, vem investindo ao longo desses anos em capacitação técnica, informatização, responsabilidade social, fiscalizações preventivas integradas (FPI’s) e em campanhas de esclarecimento à sociedade.

Registra também um dos mais importantes instrumentos de comprovação do exercício legal da Engenharia: a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, documento que permite a identificação dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos e as regras contratuais, além de permitir a formação do Acervo Técnico Profissional.

Comprometido com a atribuição de orientar, valorizar e fiscalizar o exercício profissional, o Crea, constitui uma importante referência para profissionais, empresas, sociedade e imprensa. Ao longo da sua história, o Conselho vem se renovando para melhor servir à sociedade baiana.

História: O Regional foi criado no dia 23 de abril de 1934. Atualmente presidido pelo engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, o conselho, é reconhecido pela sociedade por sua isenção e credibilidade. Indo além das suas atribuições, está empenhado em fomentar a implantação da engenharia pública em todo o Estado para atender à população de baixa renda, e, consequentemente, contribuir com o planejamento das cidades baianas.

Nestes 78 anos de existência procurou soluções para os problemas ligados às atividades desempenhadas pelos engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, tecnólogos e técnicos de nível médio dessas modalidades, tendo avançado na valorização profissional e responsabilidade social. Regionalmente ou em parceria com o Confea, o Conselho participa ativamente da vida dos cidadãos baianos.

 

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA