Desabamento na Taíba: Crea aponta falhas na casa

24 de fevereiro de 2012

 

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) foi, na manhã de ontem, até a Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana, para identificar possíveis problemas na estrutura da casa que desabou durante o Carnaval.

No acidente, a estudante Emanuele Saraiva Costa, 16, morreu atingida pelos escombros e outros dois jovens ficaram feridos.

Segundo informações do presidente do Crea-CE, Victor Frota, o que ocasionou o desabamento foi a falta de planejamento e de técnica na construção da casa, que teria sido pensada e executada por um leigo.

A estrutura do duplex era sustentada por uma coluna de alvenaria, que não suportou o peso da laje e do telhado do andar de cima. Além disto, vários dos armadores que eram fixados em uma das paredes estavam ocupados, a coluna pode ter cedido com o peso das pessoas e saído de seu lugar original.

Para Victor Frota, "a obra era clandestina, se tivesse sido executada dentro das técnicas, jamais teria desabado".

O corpo de Emanuele foi sepultado ontem, no distrito de Califórnia, em Quixadá. Os familiares declararam que esperam que seja feita justiça.

 

Fonte: Diário do Nordeste