Presidente do Confea prestigia reunião do Creanorte em Palmas

Palmas, 6 de junho de 2011

Como parte da agenda de discussões os presidentes dos Creas da Região norte – Creanorte, reunidos em Palmas, deram início aos trabalhos na manhã desta segunda-feira 06 de junho, após abertura feita pela anfitriã a engenheira civil Roberta Castro presidente do Crea-TO, em seguida as considerações de cada presidente com a participação do Presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, que falou sobre o precesso eleitoral do Sistema para a escolha de novos presidente de Conselhos e releição para alguns ocupantes do cargo.

Os seis menbros do grupo abordaram assuntos que visam promover um trabalho de padronização nos atendimentos aos profissionais, tendo como meta o grau de satisfação, entre outras coisas os gestores discutiram também os limites de fiscalização e o fortalicimento dos Conselhos de forma conjunta na conquista de suporte técnico e administrativo para tranpor as barreiras buracráticas impostas pelo próprio Sistema.

Entre as políticas de valorização está a regularização dos profissionais através da exigência de A.R.T de cargos e salários junto ao setor prúblico que usam mão-de-obra de profissionais ligados ao Sistema Tecnológico e separados por áreas afins, “precisamos acreditar e fazer com que os colegas acreditem no sistema enquanto profissionais”. Disse Roberta Castro. Que falou também que o que mais chama a atenção é a competição de mercado, um assunto que prescisa ser discutido dentro do Sistema.

O coordenador de fiscalização do Crea-TO, Osmar Pinheiro apresentou o relatório com resultados que apontam números crescentes dos últimos três anos, saltando de pouco mais de mil procedimentos para 3.800 relatórios mensais, a meta para até o final deste ano é triplicar esse número.

Osmar Pinheiro falou da necessidade de se criar um grupo de trabalho e ao mesmo tempo promover um intercâmbio entre os profissionais de cada setor dos Creas. Desta forma, segundo Pinheiro, as dúvidas quanto aos procedimentos podem ser solucionadas com maior rapidez, o grande número de correspondências devolvidas pelos Correios está entre os problemas que devem solucionados pelas instituições.

Nos próximos dias, segundo a presidente do Crea-TO, o Conselho deve firmar um convênio com o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, orgão de licenciamento e monitoramento ambiental - para desenvolver um trabalho conjuto de fiscalização com a utilização de GPS e imagens via satélite. A parceria segundo Roberta Castro terá um ganho significativo para as duas instituições e com resultados precisos através de equipamentos de útima geração.

Participam da reunião em Palmas os seguintes presidentes: além de Tocantins, Amarildo Uchôa Pinheiro do Acre, Telamon Barbosa Firmino Neto do Amazônas, Luiz Alberto Freitas Pereira do Amapá, do Pará José Leitão de Almeida Viana, de Rondônia João Francisco dos Anjos e Carlos Roberto Bezerra Calheiros de Roraíma.

Ascom/Crea-TO
Antônio Neves