Audiência entre Crea-SP e Ministério dos Esportes discute Copa 2014

São Paulo, 4 de abril de 2011

Para que o País do Futebol possa fazer bonito dentro e fora dos gramados, o Crea-SP liderou uma força tarefa no sentido de se implementar os Laudos de Vistoria dos Estádios de Futebol. A CBF instituiu um GT - Grupo de Trabalho que está completando o seu primeiro aniversário. Para comemorar a data e avaliar os resultados nos quesitos segurança e conforto dos estádios, o Presidente do Crea, José Tadeu da Silva e o engenheiro civil José Gilberto Campos, reuniram-se, em Brasília, com o ministro de Estado do Esporte Orlando Silva.

Na ocasião os profissionais discutiram com o Ministro, a elaboração de um  termo de colaboração técnica entre o Crea-SP e o Ministério dos Esportes. O documento trata das obras de infraestrutura para a Copa de 2014, em especial aeroportos, rodovias, rede hoteleira e hospitalar.

Audiência Pública em São Paulo
Uma audiência pública será realizada em São Paulo, no próximo dia 21 de junho, com a presença do ministro Orlando Silva e sua equipe, além de representantes de prefeituras e do governo do Estado. Serão analisadas questões ligadas às obras para a Copa do Mundo no Brasil e para a realização do jogo de abertura em São Paulo.

Para o Presidente do Crea-SP, José Tadeu da Silva, as ações ultrapassam os limites da Copa do Mundo. “O objetivo de todo o trabalho realizado pelo Crea-SP e pelo Ministério dos Esportes vai muito além da realização de uma Copa no Brasil. Quando defendemos, por exemplo, a vistoria e o laudo de vistoria dos estádios, estamos falando em centenas de praças esportivas que devem garantir segurança e conforto para os torcedores”. 

Outro aspecto abordado pelo Presidente é a utilização das arenas. “O mundo todo assistiu, nas Olimpíadas de Pequim e na Copa da África, à construção de grandes arenas que, após os jogos, tornaram-se enormes “elefantes brancos”, disse Tadeu. “Não queremos que isso aconteça aqui”.

Há uma atenção especial por parte do presidente Tadeu e de toda a equipe do Crea-SP para assegurar o legado físico e social deixado pela realização de um evento desta magnitude. Após o apito final da última partida da Copa, é fundamental que a população tenha uma vasta rede de transporte público, bons hospitais e aeroportos modernos e seguros à sua disposição.

Participaram da audiência na Esplanada dos Ministérios, além do presidente do Crea-SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva e do ministro dos Esportes Orlando Silva, o superintendente do Crea-SP Eng. Civ. José Gilberto Pereira de Campos, Alexandre Alves Rensi (Associação de Engenheiros de Jales), Ana Maria de Biazzi Dias Oliveira (Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE-SP), André Monteiro de Fázio (Presidente da Associação brasileira de Engenheiros Civis – ABENC-SP), Elisabete Alves Rodrigues de Oliveira (ABENC-SP), Jorge Marques da Silva Santos (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos), Luciana Rando de Macedo Bento (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana – AEAA), Paulo Guimarães (Mútua) e Wilson Xavier (Assessor do Confea).
 
Assessoria de Comunicação do Crea-SP