Mensagem do CREA-PA sobre desabamento de prédio

Belém, 2 de fevereiro de 2011.

Com a missão de garantir a segurança da sociedade, por meio da fiscalização do exercício profissional das profissões relacionadas à classe tecnológica do Estado do Pará, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-PA vem a público manifestar extremo pesar à sociedade envolvida com desabamento do prédio Real Class, localizado na Rua Três de Maio, entre as Avenidas Gov. José Malcher e Magalhães Barata, bairro de São Brás, na tarde do último sábado, dia 29 de janeiro de 2011.

Enquanto órgão fiscalizador do exercício profissional das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREA, este Conselho Regional – por meio da Presidência, Coordenação de Fiscalização e Quadro Técnico de profissionais especializados – informa que tão logo o ocorrido do sinistro, deu início aos trabalhos de apuração e levantamento de dados referentes ao registro dos profissionais e serviços realizados pelos responsáveis técnicos na obra.

Na apuração preliminar, não constatamos ausência relativa ao registro de profissional habilitado para a execução do serviço. Ressaltamos ainda que o levantamento de dados objetiva subsidiar um processo administrativo que será levado à Câmara Especializada de Engenharia Civil, o qual poderá chegar até à Comissão de Ética do Conselho.

Por fim, reforçamos nosso empenho para encontrar as respostas relativas às possíveis causas e responsabilidades da tragédia. Informamos ainda que desde o momento de ciência dos fatos, o CREA-PA se fez presente no local do desabamento, acompanhando todo o desenrolar dos trabalhos. Nosso objetivo é continuar trabalhando para o esclarecimento do fato, para que tal acidente não afete negativamente nossa significativa categoria de profissionais habilitados, que trabalham com responsabilidade e competência, dentro dos padrões exigidos para a regularização profissional.

Fonte: www.creapa.org.br