Com realização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) e com patrocínio do Conselho Federal – (Confea), teve início na manhã da última quinta-feira (12), o I Encontro de Agentes Fiscais do Crea-MA, no Hotel Sesc Olho D´água. O evento, com duração de dois dias, está dentro da programação de capacitação, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fiscalização – Prodafisc - com o objetivo principal de capacitar o agente fiscal por meio de palestras.
A solenidade oficial de abertura contou com a participação de várias autoridades do Crea-MA, entre eles, a do presidente em exercício Alcino Nascimento, do presidente licenciado Raymundo Portelada, do gerente de Fiscalização, José Álvaro Costa, e do superintendente Alvanir Lopes Praseres. Além deles, estiveram presentes os inspetores regionais do Crea-MA, funcionários e agentes fiscais, além de vários profissionais do Sistema Confea/Crea e representantes de entidades de classe.
O presidente Alcino defendeu a importância de um evento dessa natureza. “É fundamental valorizar a capacitação do nosso sistema, para que possamos melhorar o nosso rendimento. Quem nos paga é a sociedade e os profissionais e aí está a nossa busca da melhor qualidade ao nosso Crea”, afirmou.
Alvanir Praseres demonstrou satisfação e ressaltou a responsabilidade do momento. “Chegaremos a uma reflexão do que realizamos e do que devemos fazer, além da troca de informações. Tentamos em conjunto elaborar temas diferenciados para buscar a melhor capacitação possível”. Opinião semelhante foi compartilhada pelo gerente José Álvaro Costa. “Entendemos que o fiscal não existe somente para expedir boletins, ele é porta-voz do sistema e por isso precisa do preparo amplo.” Ele comandou pela parte da tarde as ações desenvolvidas pela sua área de atuação, sendo o mediador na discussão interativa para correção no contexto da fiscalização.
O Encontro de Fiscais prossegue por todo o dia de hoje, oportunidade em que o engenheiro agrônomo José Maria Freire, conselheiro do Crea-CE, vai discorrer sobre a prática da fiscalização na área de agronomia, com ênfase em receituário, lavoura, irrigação, cartas de crédito, cartórios e instituições financeiras e agrotóxicos; seguido da palestra na área de engenharia mecânica sob a responsabilidade do médico e perito do trabalho, Elizabetho Lima Trindade, entre outros palestrantes, com o encerramento a ser feito pelo presidente em exercício Alcino Nascimento.
Mata Roma
Crea-MA