Confea lança pacto profissional e social

Brasília, 13 de março de 2007

O Pacto Profissional e Social que vai reformular as ações do Sistema Confea/Crea terá 381 delegados constituintes. Serão 91 delegados institucionais, 209 delegados estaduais e 81 convidados. Os Conselhos Regionais indicarão dois convidados cada. Os delegados devem ser ligados aos poderes Executivo, Judiciário ou Legislativo e ainda representante de grandes corporações, movimentos sociais e da sociedade organizada. Essa é a estrutura básica da organização do processo constituinte, apresentada pelo assessor da Presidência, Argemiro Antonio Fontes Mendonça.

Ele apresentou aos participantes do II Encontro de Lideranças a distribuição de responsabilidades do projeto de debate para a elaboração do Pacto Profissional e Social, a forma como ele está distribuído, o cronograma de trabalhos que começam com debates regionais, sistematização regional e assim sucessivamente até que todas as contribuições tenham sido sistematizadas, debatidas e incorporadas ao projeto final previsto para o mês de outubro, se forem aprovadas.

Ele também informou que há textos produzidos por especialistas em diversas áreas sobre os eixos temáticos que nortearão o debate, a exemplo do questionamento apresentado pelo conselheiro federal arquiteto Osni Schöereder: “Um conselho multiprofissional é essencial paa a formulação e execução de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável”.

Outros questionamentos mais ligados à questão instituicional – eleição direta ou indireta? Ser uma autarquia é positivo ou negativo? A atuação do Sistema deve ser determinante para reconhecimento da formação unificada? O Sistema deve defender a adoção de exames de proficiência ou outro similar com a participação do Sistema para concessão de habilitação profissional?

“São questões abertas para o debate e todos devem refletir e oferecer suas sugestões”, convidou Mendonça.

Ana Maria Mejia
Jornalista Convidada