Crea-DF fiscaliza marquises na W3Sul

Brasília, 12 de março de 2007

As marquises da avenida W 3 SUL, uma das principais vias comerciais de Brasília, começaram a ser vistoriadas hoje, 12 de março. O objetivo é evitar acidentes como o que aconteceu no Rio de Janeiro no último mês, em que o desabamento de uma marquise provocou a morte de duas pessoas.

A vistoria será feita por fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Administração do Plano Piloto, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, num total de 9 pessoas. Além da estrutura e do estado de conservação dos edifícios, os fiscais vão verificar se há uso indevido de marquises e alertar os síndicos sobre o que determina o Código de Obras do Distrito Federal

Para a presidente do Crea-DF, eng. civil, Lélia Barbosa de Sousa Sá, uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) como essa é importante para proteger a população. “Quando vários órgãos se unem com esse objetivo, toda a sociedade ganha. O trabalho é mais completo e abrange mais itens”, afirmou a presidente.

Conseqüências
Caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis terão até 30 dias para concluir as modificações solicitadas e, nos casos mais graves, deverão apresentar laudos. Em caso de não cumprimento, a penalidade vai desde multa até o cancelamento do alvará de funcionamento.

A FPI deverá durar cerca de 2 dias e serão fiscalizados 45 blocos, nas 16 quadras da W3 Sul. Serão formadas 2 equipes, cada uma partirá de um dos extremos da avenida. Até o final de março, o mesmo procedimento deverá ser realizado na W3 Norte.

Ana Karienina
Assessoria de Comunicação do Crea-DF