Confea amplia rede de parcerias para a WEC 2008

Brasília, 1º de março de 2007

"Ministro anuncia apoio à WEC 2008"
O Ministério da Ciência e Tecnologia dará apoio ao Confea para a realização da WEC 2008, o Congresso Mundial de Engenheiros, que acontecerá em Brasília, no fim do ano que vem. O ministério vai incentivar, sobretudo, a realização da grande feira tecnológica, exposição prevista para acontecer paralelamente ao congresso e que já conta com parceria da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O anúncio foi feito pelo ministro Sergio Rezende, que recebeu o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, em audiência em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (1º de março). A WEC 2008 terá como tema Inovação com Responsabilidade Social. A temática envolve, ao mesmo tempo, tecnologia de ponta e inclusão social, com olhos voltados para o cumprimento das oito metas do Milênio promovidas pela Organização das Nações Unidas. “Sabemos que, para cumprir cada meta, os governos precisam criar atalhos por meio do investimento em ciência e tecnologia. Achamos que justiça social e inovação tecnológica não só podem, como devem caminhar juntas”, definiu Marcos Túlio. 

Semana da Engenharia
Além da WEC 2008, o Confea já trabalha efetivamente na organização da 64ª SOEAA, que acontece no Rio de Janeiro, em agosto deste ano. “o evento funcionará, também, como grande preparativo para desenharmos inteiramente o temário do encontro mundial. Haverá, ainda, uma conferência mundial de energia limpa o que, certamente, será de total interesse do ministério e do governo como um todo”, previu Marcos Túlio. 

A feira tecnológica da SOEAA 2007 contará com 100 stands, numa área de 5 mil metros quadrados. Entre os expositores previstos, estarão, além das entidades do Sistema Confea/Crea, empresas públicas como a Petrobras, a Eletrobrás e outras. O Ministério da Ciência e Tecnologia também foi convidado para participar do evento. “Estou muito satisfeito em ver o engajamento do Confea nas grandes questões nacionais, sobretudo no campo da engenharia. Vivemos uma crise desse setor no país nas últimas décadas. Um país que forma 80 mil advogados por ano e apenas 20 mil engenheiros precisa de mais incentivo nessa área para crescer. Mas só vamos atrair os jovens para a tecnologia se criarmos um ambiente favorável e de prosperidade no setor produtivo”, analisou o ministro.

Ao final do encontro, Sergio Rezende prometeu empenho em participar diretamente dos eventos promovidos pelo Confea nos próximos dois anos. “Se minha agenda permitir, vou pessoalmente fazer uma apresentação sobre as políticas globais do governo em torno da ciência e tecnologia”, previu o ministro. 

Sandro Farias, da equipe da Gcom.