Crea-AM define segurança para carros alegóricos de escolas de samba

Brasília, 15 de fevereiro de 2007

"Reunião define segurança no Carnaval do Amazonas"
Até a sexta-feira, 16/02, as escolas de samba de Manaus vão entregar ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea-AM) um laudo de vistoria de seus carros alegóricos, com sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A decisão foi tomada em reunião com os presidentes de todas as escolas de samba da região, além do presidente da Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Agesma), Elimar Cunha e Silva; do presidente do Crea-AM, Afonso Lins Júnior e da gerente de Fiscalização Socorro Lamego.

A intenção, conforme o presidente do Crea-AM, não é multar nem notificar, mas permitir um Carnaval seguro. Ele explicou que essa responsabilidade não é da escola, mas do profissional que registra a vistoria. “Essa determinação não é invenção do Crea-AM. O Crea-RJ já atua dessa forma e, em junho, estaremos em Parintins”, ressaltou.

O presidente da Ageesma, Elimar Cunha, afirmou entender a necessidade de as escolas terem um profissional habilitado para garantir a segurança do Carnaval. “As escolas não são irresponsáveis, mas é preciso haver um profissional que verifique a necessidade de mais solda ou não em um determinado carro”, exemplificou.

Os diretores das escolas de samba sublinharam que o resultado da reunião foi positivo. “Estou satisfeito com a parceria que fizemos aqui. Esse contato com o Crea vai refletir de forma positiva no futuro”, afirmou o diretor de “A grande família”, Luiz Gilberto. O mesmo defende o presidente da “Vitória Régia, Darlan Alves. “Já tínhamos responsável técnico e, agora, terá a interação do Crea com outros profissionais”.

Dione Santana
Assessora de Comunicação do Crea-AM