Embaixador da China se coloca à disposição para realização da WEC

Brasília, 30 de janeiro de 2007

"Túlio mostra material de divulgação a Duqing"
O embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China no Brasil, Chen Duqing, colocou-se à disposição para o que for necessário no trabalho de divulgação e suporte à delegação chinesa na Convenção Mundial de Engenheiros (WEC  World Engeneer’s Convention), que acontecerá em Brasília em dezembro de 2008. Com muita simpatia, Chen Duqing recebeu hoje, 30 de janeiro, representantes do Confea, da Febrae e da Ordem dos Engenheiros de Angola para conhecer melhor o projeto do evento.

O presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, apresentou o material de divulgação já confeccionado pela Embratur, entregou relatório das duas últimas edições do evento  realizadas na Alemanha, em 2000, e na China, em 2004  e solicitou ao embaixador que garanta o apoio à delegação chinesa que deve comparecer ao Brasil, além da divulgação do evento em seu país.

Duqing destacou a Associação Chinesa para Ciência e Tecnologia  entidade filiada à Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), uma das entidades organizadoras da WEC, juntamente com o Confea  como um importante interlocutor nesse processo. Ele também colocou à disposição a própria seção de ciência e tecnologia da embaixada, que deverá manter um diálogo permanente com o Confea até a data de realização do evento. “Não hesitem em nos contatar”, frisou o embaixador.

Metas do Milênio
Com o tema central “Engenharia: Inovação com responsabilidade Social”, o comitê de programa da WEC colocará em pauta as principais soluções já encontradas no Mundo para problemas globais, como o aquecimento, além das questões de países em desenvolvimento, como o saneamento, a habitação e a energia. “Vamos trabalhar essas questões dentro da perspectiva das metas do milênio definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, explicou o representante do comitê, eng. Paulo Bubach.

"Carlos Moura, Duqing, Marcos Túlio e José Dias"
O embaixador destacou que o tema é muito oportuno e, certamente, de muito interesse dos engenheiros de seu país. “Na verdade, engenheiros do mundo todo estão empenhados em um mesmo desafio: como manter o crescimento de forma sustentável”, ressaltou Duqing. “Essa iniciativa será muito importante para promover a integração mundial na área de tecnologia”, completou.

Com o objetivo de atrair pelo menos 5 mil engenheiros de vários países, o Confea articula com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para agregar ao debate técnico, a realização de uma feira de inovações tecnológicas, paralelamente ao evento, que reúna soluções de empresas de todo o mundo. No último Congresso Mundial, realizado na China em 2004, houve uma participação ativa na feira, de certa de 3 mil profissionais distribuídos em delegações de 70 países.

Desenvolvimento
O presidente do Confea aproveitou a oportunidade para convidar o embaixador para realizar uma palestra para as lideranças e profissionais do Sistema Confea/Crea sobre o modelo de desenvolvimento adotado pela China. “O exemplo chinês é, sem dúvida, um estímulo para acelerar o nosso próprio crescimento”, ressaltou Marcos Túlio. Duqing se colocou à disposição para promover esse debate durante a reunião plenária de Maio (de 23 a 25), quando voltará de missão à Xangai.

Também participaram da reunião o presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Carlos Moura; o presidente da Ordem dos Engenheiros em Angola, José Dias Bastonari, e seu vice-presidente, Paulino Neto; o gerente de relações institucionais do Confea, René Bayma Filho e a assessora da presidência do Confea, eng. e arq. Carmem Eleonora Soares.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea