Entidades se unem no Piauí para garantir acessibilidade às PCDs

Brasília, 18 de janeiro de 2007

Entidades de grande representatividade como a Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí (OAB-PI), e o Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Crea-PI) estão articuladas em parceria com a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Ceid), para fazer valer o direito à acessibilidade plena.

A acessibilidade é atualmente um dos temas mais importantes para a garantia da cidadania plena. Segundo a Coordenação Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), 24,5 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade de locomoção, o que equivale a 14,4 por cento do total da população.

Diante disso, os profissionais que formam o Sistema Confea/Crea viram a necessidade da requalificação dos espaços urbanos, através de projetos de empreendimentos e serviços que facilitem o acesso de todos os cidadãos, independentemente de suas limitações e locomoção.

O Crea-PI está inserido na campanha nacional Fácil Acesso para Todos, lançada pelo Sistema Confea/Crea com o objetivo de conscientizar a população, o poder público e os profissionais para a necessidade de democratizar os espaços públicos urbanos.

O Crea-PI e as entidades parceiras do projeto mostram que as edificações, transportes, comunicação e vias públicas devem ser adaptados e projetados para a utilização por toda a população, incluindo os cidadãos sujeitos a barreiras físicas, culturais e sociais (portadores de necessidades especiais), idosos, obesos, grávidas, crianças e acidentados.

Fonte: Cidade Verde