Complexo Cultural da República será entregue em dezembro deste ano

Brasília, 27 de novembro de 2006

Demorou 46 anos para que os projetos originais de Oscar Niemeyer para o Plano Piloto sejam finalizados na capital federal. Está previsto para 15 de dezembro deste ano que os mais novos edifícios da Esplanada dos Ministérios - a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola e o Museu Nacional Honestino Guimarães, que formam o Complexo Cultural da República João Herculino, sejam entregues ao GDF.

As obras levaram mais de dois anos para ficar prontas e custaram aproximadamente R$ 80 milhões ao Governo do Distrito Federal (GDF). A equipe da Secretaria de Infra-estrutura e Obras prometeu entregar o complexo no dia 30 de março, quando os edifícios deverão ser inaugurados.

O complexo ocupa um espaço de 91,8 mil metros quadrados, dos quais 11,2 mil metros quadrados são de área construída. A Biblioteca Nacional é o prédio mais formal e fica próximo à Rodoviária do Plano Piloto. São cinco andares com salas de leitura, estudos e trabalho. O local terá capacidade para um acervo de 500 mil volumes.

Pelo depósito legal, toda editora é obrigada a enviar para a Biblioteca Nacional pelo menos uma cópia de todas as obras lançadas em território brasileiro. Parcerias com o Arquivo Público do DF e com as bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado também deverão contribuir para a formação do acervo.

Além disso, está prevista a assinatura de um contrato de R$ dois milhões com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que fornecerá mais de 200 microcomputadores e outros equipamentos de última geração ao Complexo. A Biblioteca Nacional será aberta ao público em geral.

A Secretaria de Cultura já garantiu a guarda de diversos projetos de arquitetura do DF e partituras de músicas, muitas inéditas, da Associação Cultural Cláudio Santoro.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias