Smades apresenta Plano Sustentável dos resíduos sólidos de Cuiabá na Assembléia Legislativa

Cuiabá, 9 de novembro de 2006

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Levi Pires de Andrade, apresentou na manhã desta quarta-feira (08/11), o Plano Sustentável de Resíduos Sólidos de Cuiabá, na Assembléia Legislativa do Estado. O plano consiste na implantação de um trabalho de gestão ambiental sustentável, para que os resíduos de construção descartáveis possam ser reaproveitados e reintroduzidos na cadeia produtiva.

O objetivo é criar 24 “Eco Pontos” em toda cidade. Oito já estão assegurados pela Prefeitura de Cuiabá. O secretário propôs aos parlamentares que fossem criados mais oito por emendas estaduais. “Estamos na fase de busca de recursos, hoje pedimos o apoio dos parlamentares que se mostraram interessados em lutar por emendas estaduais”, afirmou o secretário, acrescentando que cada “Eco Pontos” está orçado em R$ 80 mil reais.

O projeto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Cuiabá. O documento foi elaborado em parceria com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Associação dos Caçambeiros, CREA, OAB, Cefet, UFMT, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Ibama e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

No mês de outubro, o secretário da Smades e sua equipe técnica apresentaram o plano aos promotores do Ministério Público Estadual (MPE), também com o objetivo também de firmar parceria. (Colaborou: Dayane Sena)

Fonte: Capital Press