Funcionários do Crea-MT participam de seminário

Cuiabá, 6 de novembro de 2006

Dois dias foram poucos para resolver todas as dúvidas dos funcionários, mas o Crea-MT continuará promovendo a capacitação e reciclagem da equipe funcional da sede e das Inspetorias Regionais, conforme ocorreu no 2º Seminário "Diretrizes para um Crea de Qualidade" realizado nestes dias 26 e 27 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Cerca de cem participantes, sendo funcionários do Conselho, estagiários e terceirizados, reuniram-se para discutir como trabalhar e transformar o Sistema local em uma autarquia cada vez mais forte e atuante no Estado por meio de palestras técnicas e dinâmicas, workshops, orientações, vídeos e outras apresentações.

O presidente do Crea-MT, engenheiro Tarciso Bassan, juntamente com o vice-diretor Administrativo, engenheiro civil Waldomiro Teodoro dos Anjos Júnior, abriu o evento no dia 26 (quinta-feira). Na oportunidade, ele falou dos projetos já desenvolvidos nestes dez meses, como o convênio com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) que está garantindo a pavimentação do estacionamento na sede, a informatização das Inspetorias, que possibilitará o acesso ao Sistema Corporativo, a aquisição de mais três veículos para a Fiscalização e a reforma do prédio da sede.

Bassan comunicou a doação de dois terrenos ao Crea para a construção da sede no Centro Político Administrativo (CPA), que concentra a maior parte dos órgãos estaduais e conselhos profissionais de Mato Grosso. Segundo ele, “apenas 20%” do que pretende desenvolver em sua gestão foi concluído até o momento e que está buscando oferecer capacitações e condições de trabalho para todos os funcionários.

Interação
A programação do primeiro dia, 26 de outubro, do 2º Seminário do Crea-MT reservou momentos de interação e descontração com a palestra “Motivação” comandada pela psicóloga Cristina Naschimben Nanny do Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e um coquetel, à noite, oferecido pela Associação dos Servidores do Crea (Ascrea).

Durante todo o dia, os participantes assistiram a exposições feitas pelos coordenadores e assessores, como a apresentação dos gestores do Conselho, com fotos e um breve currículo de cada um. Procedimentos para requerimento de materiais e também, para o envio de documentos ao financeiro do Crea-MT foram outros temas discutidos na ocasião, bem como as atribuições do inspetor; procedimentos da Secretaria de Apoio ao Colegiado (SAC) e o acesso ao Sistema Corporativo.

Para os fiscais, o 2º Seminário proporcionou o workshop “Fiscalização em equipamentos de Transporte/Elevadores”, comandado pelo engenheiro mecânico Marcelo Branco, que segundo os participantes, superou as expectativas. “A prática, com a visita ‘in loco’ num fosso e na casa de máquinas do elevador, nos fez entender como funcionam os mais modernos hoje; como devemos agir em caso de alguém ficar preso e verificamos que não há mais tantos motivos para preocupação. O aparelho é automatizado e equipado com sensores de movimentos para não oferecer riscos aos usuários”, lembrou o agente de Fiscalização do Crea-MT, Cleber Irinel da Silva.

Dúvidas
Os primeiros temas apresentados na manhã de sexta-feira, 27, Procedimentos para Registro de Profissionais e Empresas; e Procedimentos Adotados X Procedimentos Praticados, deram espaço a discussões e até reivindicações por seminários e treinamentos mais específicos e voltados exclusivamente para os assuntos. “Os seminários são importantes e oportunos, mas faltou tempo e maior espaço para resolvermos todos os problemas”, avaliou a funcionária da Inspetoria de Juara Sandra Cavalari, há 12 anos no Crea-MT.

No mesmo dia também foram apresentados o POP (Procedimento Operacional Padrão) – Organização X Colaborador X Gestor; Adoção do POP nos trabalhos da Fiscalização; Ética no Serviço Público e a função institucional da Assessoria Parlamentar do Crea-MT, que em breve estará disponível no site, e um workshop com os colaboradores das Inspetorias “Visão Sistêmica da Organização”.

“Foi um evento ótimo, apesar do pouco tempo. Sugiro para um próximo seminário, a formação de distintos grupos de trabalho e palestras específicas para nós inspetores”, argumentou o inspetor de Jaciara Délcio José Bolzan.

Sílvia Devaux
da Assessoria de Comunicação/Crea-MT