GT define metas de trabalho

Brasília (DF), 13 de setembro de 2006

Os coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas reuniram-se ontem, 12 de setembro, no plenário do Confea, juntamente com o coordenador da Comissão de Exercício Profissional (CEP), Liberalino Souza, o gerente de Assistência aos colegiados (GAC), Otaviano Batista, e o professor Ruy Vieira para discutirem o manual de fiscalização profissional e os anexos I e II da Resolução n° 1.010.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Confea, eng. civil, Marcos Túlio de Melo, que ressaltou a importância dos coordenadores de Câmaras Especializadas trabalharem em suas regionais para que tragam o máximo possível de contribuições aos anexos I e II, assim como corrigir eventuais falhas.

O presidente lembrou que a Resolução entrará em vigor no dia 1° de julho de 2007, após discussões para seu aprimoramento e aperfeiçoamento. Segundo ele, a CEP vai promover um piloto junto com os coordenadores nacionais de câmaras especializadas. O objetivo é testar a aplicabilidade da norma, além de sanar qualquer tipo de dúvida.

Marcos Túlio aproveitou a oportunidade para propor uma reflexão sobre o novo pacto profissional. ”Precisamos pensar no pacto que queremos para os próximos 15 e 20 anos, e quais as propostas que levantaremos. No ano que vem, os conselhos passarão por uma reforma federal. Se não nos mobilizarmos agora poderemos ser surpreendidos por reformas diferentes da que desejamos”, lembrou Túlio.

Retomados os trabalhos sobre a 1.010, o professor Ruy Vieira fez um breve histórico de como se chegou a esse último texto da resolução e enfatizou a necessidade de aprimorar os anexos. Ao término dos trabalhos, foram estipulados novos encontros para discutir as contribuições dos anexos I e II da Resolução 1.010 e dos manuais de fiscalização.

Confira o calendário:
16 de outubro: contribuições finais para o manual de fiscalização;
16 a 20 de outubro: reunião com especialistas para as primeiras análises das contribuições;
24 de outubro: reunião com coordenadores nacionais sobre o manual de fiscalização;
17 de novembro: reunião com especialistas;
5 de dezembro: reunião com coordenadores nacionais e especialistas;

Por Isabel Almeida
Equipe de Comunicação do Confea