MDIC apoiará organização da WEC

Brasília (DF), 1° de setembro de 2006

O Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Jairo Klepacz, mostrou-se favorável que o Ministério apóie a organização do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), que será promovido pelo Confea, juntamente com a Federação Mundial de Organizações de Engenharia e a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, em 2008, em Brasília. Esse foi um dos assuntos discutidos em reunião realizada ontem, dia 31, no ministério, com representantes do Sistema.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, apresentou material de divulgação internacional da WEC e destacou que pretende fazer uma grande articulação para a organização do evento. “Esperamos atrair 5 mil participantes”, destacou, lembrando que a última edição do evento, ocorrida na China, foi prestigiado por 4 mil profissionais.

“O primeiro passo será a participação dos organizadores da WEC em todos os eventos internacionais promovidos pelo Ministério”, afirmou Klepacz. E acrescentou que “a área tecnológica faz um trabalho muito importante para o país. É preciso deixar claro que a engenharia é fundamental para o desenvolvimento”.

Sua afirmação soou como música para os ouvidos do coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil, Luiz Soares, um dos presentes à reunião, justamente para apresentar ao secretário o primeiro resultado do Projeto, que visa oferecer a contribuição da área tecnológica para a criação de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país.

Além da WEC e do projeto Pensar o Brasil, a retomada da parceria entre Confea e MDIC para a realização de Telecentros, coordenado pelo gerente da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional e Planejamento do Confea, Vinício Duarte Ferreira, foi outro assunto que marcou a reunião.

Também estiveram presentes o vice-presidente do Confea, Paulo Bubach; o gerente de Relações Institucionais, René Bayma; o superintendente da casa, Jaceguáy Barros e a presidente do Crea-DF, Lia Sá.

Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea