Candidatos defendem investimento em educação básica

Maceió (AL), 21 de agosto de 2006

“Não acredito em incentivo à ciência e tecnologia sem que haja uma estruturação vinculada à educação básica”, afirmou a senadora Heloísa Helena, durante o Encontro com presidenciáveis promovido pela 63ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que acontece no Centro de Convenções de Maceió (AL).

“Todas as condições neurológicas que potencializam a inteligência são formadas na primeira década da vida de uma pessoa. É inaceitável que nosso país não privilegie isso”, ressaltou a senadora. Na mesma linha, o senador Cristóvam Buarque afirmou que “o que estamos fazendo hoje é um ‘neurocídio’, estamos matando neurônios dos nossos jovens”.

Ele ressaltou ainda que o investimento em ciência e tecnologia, em instituições de pesquisa e de ensino é uma obrigação do governo federal. Para isso, ele defendeu a criação de pelo menos cinco centros de excelência nos moldes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). “Seriam centros nas áreas de biotecnologia; fontes de energia; robótica; informação e telecomunicações e desenvolvimento sustentável”, ressaltou Buarque.

Heloísa Helena destacou propostas do primeiro documento do projeto Pensar o Brasil, entregue aos candidatos no início do encontro. “Qualquer candidato com um mínimo de bom senso aceitaria todas essas propostas”, ressaltou ela, para quem é preciso democratizar o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa. “Esse conhecimento deve estar a serviço de quem produz emprego e renda”, sublinhou.

De acordo com a regra do encontro, acordada entre a organização e os candidatos, a pergunta sobre investimento em pesquisa foi formulada para a senadora Heloísa Helena, candidata à presidência pelo PSOL e comentada pelo candidato do PDT, senador Cristóvam Buarque.

Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea