Colégio de Entidades à frente do projeto Pensar o Brasil

Maceió (AL), 16 de agosto de 2005

Pelo menos um desafio foi lançados às 27 entidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea na abertura da 2ª reunião ordinária de 2006 do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), que aconteceu hoje, 16 de agosto, em Maceió (AL): o de assumir a liderança do projeto Pensar o Brasil, com a mobilização das categorias representadas. “Somente com as entidades se debruçando sobre essa mobilização o projeto poderá ser concretizado”, ressaltou o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo.

O coordenador do CDEN, eng. Francisco Machado, presidente da Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), destacou que as entidades são essenciais nesse processo. “Sem elas, o próprio Sistema não existiria. Somente podemos levar esse projeto adiante numa parceria”, afirmou ele, destacando que, ao todo, existem 457 entidades regionais vinculadas. O presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Ângelo Arruda, enfatizou ainda que “há a necessidade de colocar as entidades à frente desse processo, com o apoio do Confea”.

A primeira fase do projeto “Pensar o Brasil, Construir o Futuro da Nação” resultou na produção de um documento com propostas de especialistas de cada uma das cinco regiões do país em áreas estratégicas como energia, transporte e infra-estrutura, habitação, saneamento básico, questão urbana e rural. Ele foi construído em eventos realizados nas cinco regiões e sua compilação será entregue aos candidatos à presidência da república.

A 2ª reunião do CDEN foi pautada, ainda, pela discussão de um novo processo constituinte. “Estamos revendo toda a organização do Sistema, com o objetivo de aperfeiçoar as nossas profissões”, ressaltou Machado. Ele destacou também a construção do Planejamento Estratégico para a atuação das entidades, com 21 teses para motivar a participação e a integração com a sociedade. A reunião foi marcada pela polêmica em torno do tema educação à distância e pelo engajamento na campanha pelo salário mínimo profissional, cujo fórum nacional será no dia 22 de agosto, às 14h, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea