Seminário Pensar o Brasil reúne 230 profissionais em Bsb

Brasília (DF), 4 de agosto de 2006.


“O Brasil não pode mais ser pensado como um país de futuro, mas como um país do presente”. Com essa frase a presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea DF), eng. civil Lélia Sá abriu o seminário regional “Pensar o Brasil – Constuir o futuro da Nação” que reúne os Creas do Centro-Oeste. No seu discurso, ela enfatizou a importância e a responsabilidade dos profissionais que formam o Sistema Confea/Crea na construção de um projeto nacional de desenvolvimento.

“Nós temos a responsabilidade de garantir um futuro digno para os nossos filhos e principalmente para os filhos daqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que nós. Hoje somos quase 700 mil profissionais em todo o país e tenho a certeza de que se decidirmos nos mobilizar em torno de um projeto, teremos força para transformá-lo em realidade”, defendeu Lélia Sá. Para ela, pensar o Brasil significa não só pensar a economia do país, mas também pensar no cidadão, na acessibilidade, na sustentabilidade e na construção de cidades com mais qualidade de vida, como Brasília: “um sonho que hoje é real”.

O vice-presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), eng. eletric. Paulo Bubach, também defendeu a idéia da mobilização dos profissionais da área tecnológica - que hoje estão distribuídos em 282 categorias -  em torno de um projeto que permita aos brasileiros se orgulharem do país em que vivem e principalmente viverem dignamente e não apenas sobreviverem. Bubach alertou para a necessidade do debate não terminar com o final das discussões do Projeto Pensar o Brasil -Construir o Futuro da Nação.
“Precisamos discutir permanentemente a implantação das idéias e das propostas defendidas neste seminário e nos outros quatro que foram realizados”, afirmou o vice-presidente.

Já o coordenador do Cden (Colégio de Entidades Nacionais), eng. mec. Francisco Machado reafirmou o compromisso do Sistema Confea/Crea de levar as propostas elaboradas para os candidatos a presidente da República e que vão participar de um encontro na 63ª. Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que acontece em Maceió de 20 a 24 de agosto.

O presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco de Almeida destacou a necessidade da mobilização para oferecer sugestões aos candidatos a cargos públicos “eles precisam de sugestões com qualidade técnica para  elaborar e implementar políticas públicas”, afirmou.
Para o presidente do Crea-MS, eng. civ. Amarildo Melo, a  falta de planejamento para as áreas tecnológicas faz com que “vivamos surtos de desenvolvimento e como conseqüência, o país não cresce de forma sustentável”.

A importância da iniciativa do Sistema Confea/Crea em realizar o “Projeto Pensar o Brasil- Construir o Futuro da Nação” foi reconhecida pelo vice-presidente do Sinduscon eng. civil Gustavo de Faria Franco. Para ele, é importante mobilizar a sociedade na busca de soluções que permitam o crescimento do Brasil. Ele  lembrou que só a parceria entre os vários segmentos vai garantir um futuro melhor para o país.

Participação - Mais de 230 pessoas, entre profissionais, representantes do poder público e Organizações Não Governamentais, participaram das seis palestras realizadas no segundo dia do “Seminário Regional Pensar o Brasil- Construir o Futuro da Nação” que reuniu os Creas do Centro-Oeste. Para elas,  mais do que debater alternativas que permitam o crescimento do Brasil, o projeto é importante por dar aos profissionais a oportunidade de conhecer melhor a realidade do país e de colaborar de forma efetiva para transformar essa realidade.

A secretária de Habitação do Governo do Distrito Federal, arquiteta Diana  Meirelles da Motta, acredita que a realização do Seminário Pensar o Brasil – Construir o Futuro da Nação, é fundamental na hora em que o Brasil vive o processo eleitoral. O debate vai permitir contribuir na elaboração dos planos de governo.

O encerramento do seminário, dia 02/08 contou com a presença do presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo que desafiou os profissionais a construir juntos um projeto nacional de desenvolvimento. Desafio que, segundo  Marcos Túlio, é também dos sindicatos de classe, das entidades regionais e nacionais e das instituições de ensino.
“Temos o conhecimento técnico e portanto, a obrigação de interferir de forma efetiva nos rumos do país. Por isso, decidimos realizar nas cinco regiões do país debates que mobilizassem os profissionais e a sociedade na busca de caminhos que façam do Brasil um país do presente.

Nesse sentido é importante envolver todos os setores para que possamos enriquecer o debate”, afirmou Túlio que também defendeu a unidade do Sistema Confea/Crea.
“Precisamos nos unir para buscar soluções que transformem para melhor a realidade do país. Isso é o resgate da nossa capacidade de mobilização,valoriza as nossas profissões e garante mercado para todos e não a guerra entre as profissões como tem acontecido atualmente”, defendeu Túlio que lembrou que a expectativa é de que o debate continue após o encerramento do seminário.

O coordenador nacional do projeto Pensar o Brasil-Construir o Futuro da Nação, eng. Civil Luiz Soares se disse que “as propostas são de qualidade e serão entregues no dia 21 de agosto aos candidatos à presidente da República que participarem da 63ª. SOEAA”, afirmou o coordenador nacional.  

No terceiro e último dia do Seminário Pensar o Brasil - Construir o Futuro da Nação dos Creas do Centro Oeste  mais de 100 profissionais fizeram uma visita técnica, promovida pelo Crea-DF, à Hidrelétrica de Corumbá IV.

Ana Karienina
Acom/Crea-DF