Começa em Brasília encontro para estabelecer estratégias de recadastramento

Brasília, 08 de junho de 2006

Apresentar e definir as melhores estratégias para o recadastramento dos cerca de 850 mil profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua. Com esse objetivo, assessores de comunicação e técnicos de informática dos 27 Creas e do Confea estão reunidos no auditório do Conselho Federal, em Brasília, até amanhã(07/06).

Na abertura do encontro o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, deu boas vindas aos colaboradores e informou que o Projeto SIC (Sistema de Informações Confea/Crea), no que se refere ao recadastramento, deve estar concluído nos próximos 18 meses. Nesse período, 580 mil novas carteiras, obedecendo o novo modelo, devem ser expedidas.

Túlio ressaltou que para agilizar o processo de cadastramento dos recém-formados e de recadastramento dos profissionais, as assessorias de comunicação dos Creas têm que trabalhar em conjunto. Ele disse também ser necessário que os setores de informática dos Creas e do Confea busquem maior dinamismo para reduzir o tempo de entrega da carteira de 30, para no máximo, 7 dias.

O presidente informou ainda que o Confea está negociando com a Mútua para que cada Crea tenha sua estação de captação de dados. O que irá contribuir para aperfeiçoar de vez o processo do registro profissional.

Depois da abertura, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Jefferson dos Santos Costa, fez uma apresentação do “estado da arte” do Projeto SIC. O objetivo da palestra foi o nivelamento de informações sobre o Projeto.

O gerente frisou que o SIC vai contribuir para o Sistema Profissional viabilizar uma série de ações, convênios e parcerias com outros órgãos. Destacou também a contribuição para uma melhoria efetiva da visão que a sociedade tem dos profissionais da área tecnológica, além da possibilidade de oferecimento de informações confiáveis à sociedade.

Jefferson Costa destacou os itens de segurança da nova carteira, ressaltando que essa é uma informação a ser muito trabalhada pela área de comunicação. Entre estes itens, destacam-se: imagens digitalizadas, código de barras identificador da carteira, numeração única e impressão em papel moeda. A Campanha Nacional do Recadastramento vai iniciar em agosto.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM