Clube de Engenharia do Distrito Federal homenageia o presidente do Confea

Brasília, 25 de janeiro de 2006

Os presidentes eleitos para o Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Melo e Crea-DF, engenheira civil Lélia Barbosa de Sousa Sá foram homenageados nesta terça-feira, 24 de janeiro, na confraternização promovida pelo Clube de Engenharia do Distrito Federal. Homenagem especial foi para o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, que completou 125 anos de atuação.

Para o presidente do Clube de Engenharia do Distrito Federal, Carlos Roberto dos Santos Moura a confraternização desse mês de janeiro celebrou principalmente a crença dos profissionais do Distrito Federal nas mudanças que certamente serão promovidas no Sistema Confea/Crea com as novas lideranças, como o presidente do Confea Marcos Túlio de Melo e do Crea-DF, Lélia Sá. Moura acredita em uma maior valorização dos profissionais da área tecnológica e principalmente a busca de uma política nacional de desenvolvimento que permita a abertura do mercado profissional. Ele destacou também a importância do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, uma das primeiras organizações de profissionais das áreas tecnológicas “e, portanto, fundamental para a valorização e fortalecimento das profissões”.

A necessidade de uma política nacional de desenvolvimento e um melhor planejamento para o país também é para o presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, engenheiro Raymundo de Oliveira, o principal desafio das lideranças das profissões tecnológicas. “As nossas profissões são profissões de planejamento e há muito tempo não temos planejamento no país e acabamos penalizamos. Precisamos reverter esse quadro”, ressaltou Oliveira. 

Segunda mulher a assumir a presidência do Crea-DF, a engenheira civil Lélia Sá defendeu a parceria entre os Creas e o Confea para o fortalecimento das profissões. Para ela  precisam ser realizadas mudanças que permitam devolver a credibilidade dos profissionais nas Instituições. A presidente acredita nas novas lideranças que assumem os Creas e o Confea para a gestão 2006/2008 para mudar a forma como os profissionais pensam os Conselhos.

O presidente do Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Melo conclamou a Entidades de Classe e as Instituições de Ensino a trabalharem em conjunto com o Confea na busca da valorização profissional e na construção de um novo cenário para as profissões da área tecnológica. “O Brasil precisa de uma engenharia, arquitetura e agronomia fortes para defendermos um projeto de desenvolvimento para o país que devolva aos profissionais das áreas tecnológicas o seu real papel. Mas para isso precisamos de entidades fortalecidas e de realizarmos um trabalho conjunto”, frizou ele. Ele também acredita que só o trabalho em conjunto: Confea, Creas, Entidades de Classe e Instituições de Ensino vai dar a credibilidade necessária aos Conselhos.

Sandra Freitas
Da equipe da ACOM