Marcos Túlio convoca Sistema e Creas a lutar pela valorização profissional

Florianópolis, 24 de janeiro de 2006


A luta pela valorização dos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea foi o principal desafio destacado pelo presidente do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo, durante a primeira plenária do Crea-SC de 2006, realizada em Florianópolis na sexta-feira (20/01). Segundo ele, para alcançar esse objetivo é necessário um planejamento estratégico conjunto, que englobe o Confea, os Creas, as entidades nacionais e os sindicatos.
“Precisamos construir parcerias para termos de fato um sistema profissional. Nosso sucesso depende da integração entre as lideranças e da participação de cada conselheiro, de cada profissional. Muito além das campanhas de divulgação na mídia. O que vai valorizar nossos profissionais é o fato de termos um projeto nacional que resgate as oportunidades de emprego e o mercado de trabalho”, frisou Marcos Túlio durante a plenária presidida pelo novo presidente do Crea-SC, Eng. Agrônomo Raul Zucatto.

O presidente do Confea também chamou atenção para a importância da participação do Sistema Confea/Crea na discussão das políticas públicas nacionais. “O setor produtivo sofre com uma política nacional voltada mais para a especulação do mercado estrangeiro do que para o aumento da produção. Cabe a nós fazer uma grande mobilização em nossa categoria para, junto com o setor produtivo, contestarmos isso e construirmos uma nova realidade”, disse.
A urgência da recuperação da infra-estrutura brasileira foi outro ponto destacado por Marcos Túlio, que criticou o caráter paliativo da Operação Tapa-Buracos iniciada recentemente pelo Governo Federal, destacando a importância de se investir mais no setor. “Queremos a recuperação de nossas estradas, além de investimentos em ferrovias, hidrovias e transporte marítimo como alternativas para o transporte do País. Também é necessário recuperar os investimentos em saneamento e habitação.”

Raul Zucatto colocou o Conselho Regional à disposição para participar dos grandes projetos do Confea e chamou a atenção para a importância do diálogo com o Conselho Federal. “Precisamos usar os bons resultados do passado como referência para iniciarmos uma nova fase no Sistema Confea/Crea”, disse.

Cinthia Adruchak