Plenário não acata recursos e Marcos Túlio de Melo tem seu nome homologado como presidente do Confea

Brasília, 10 de dezembro de 2005

Durante os trabalhos da tarde de hoje, referentes à sessão plenária 1331, os conselheiros federais não acataram nenhum recurso impetrado contra a eleição para a presidência do Confea, Creas e conselheiro federal pelo estado do Tocantins.

Entre os recursos, os que geraram mais discussão e uma certa tensão no plenário, foram os impetrados pelos candidatos eng. Ivo Mendes Lima e agrônomo José Eduardo de Paula Alonso, solicitando impugnação de urnas  instaladas em Minas Gerais. 

Depois de três horas de discussão, com direito a que os impetrantes  justificassem seus recursos - em que alegaram irregularidades na votação e apuração dos votos em Minas Gerais -, e a Comissão Eleitoral Regional mineira apresentasse seus argumentos, o plenário do Confea por maioria acatou os relatórios de votos fundamentados, elaborados pelo conselheiro Anjelo da Costa Neto.
 
O recurso de Ivo Mendes foi negado por unanimidade, o de Alonso recebeu apenas quatro votos tendo sido negado por outros 15.

Com isso, o futuro presidente do Confea é o eng civil Marcos Túlio de Melo. 

Depois de computada  a apuração em todo o país, Marcos Túlio foi eleito com 26.570 votos, enquanto José Alonso recebeu 25.604. Uma diferença de 966 votos.

O plenário federal também decidiu não acatar os recursos impetrados contra os resultados das eleições para presidente dos Creas do Rio Grande do Norte, Pará e Espírito Santo e São Paulo. 

Confira os nomes dos candidatos que serão homologados após os recursos:

ES
Presidente: Engenheiro Civil Luiz Fernando Fiorotti Mathias.

MA
Presidente: Engenheiro Operacional Raymundo José Aranha Portelada
Conselheiros: Engenheiro Civil Fernando Luis Beckman Pereira, como titular e o Engenheiro Civil José Orlando Soares Leite, como suplente.

MG
Presidente: Engenheiro Civil Gilson Queiroz de Carvalho Filho.
Conselheiros: Engenheiro Eletricista Rodrigo Guaracy Santana, como titular e o Engenheiro Eletricista Fredmarck Gonçalves Leão, como suplente

SC
Presidente: Engenheiro Agrônomo Raul Zucatto

PA
Presidente: Engenheiro Agrônomo Antonio Carlos Albério.

RN
Presidente: Engenheiro Civil  Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho.

SP
Presidente: Engenheiro civil José Tadeu da Silva

TO
Presidente: Engenheiro Agrônomo Rogério César de Vasconcelos.
Conselheiros: Técnico Agrícola João de Deus Coelho Correia, como titular e o Técnico Agrícola Alex Sandro Arruda Farias, como suplente.

Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM