Minarelli ensina profissionais a "vender o seu peixe"

Vitória (ES), 28.11.2005

“Venda seu peixe tornando-se a opção óbvia” é o tema do Talk Show que será apresentado hoje, 29, pelo consultor José Augusto Minarelli, durante o Fórum da Mulher na Área Tecnológica “. Antes de constituir a Lens & Minarelli Associados SC Ltda, em 1982, Minarelli trabalhou com orientação vocacional e informação profissional. Ao longo de 21 anos de dedicação exclusiva na área de recolocação profissional e aconselhamento de carreira, trabalhou para mais de 700 empresas nacionais e multinacionais, reconduzindo cerca de três mil executivos ao mercado de trabalho. Na entrevista abaixo, Minarelli antecipa alguns conceitos que serão apresentados no talk show de logo mais.

Qual é o melhor caminho para que cada um “venda o seu peixe”?
O melhor caminho é fazer como os peixeiros fazem: ir para o mercado e anunciar.

Fazer uma boa carreira ou obter uma boa colocação profissional depende desta “venda” dos potenciais ao seu público de interesse?
Para estar bem colocado no mercado é necessário ser conhecido e lembrado. É preciso ter habilidade para vender seu serviço. Os profissionais costumam ter constrangimento para ofertar seus produtos. Os tímidos e acanhados têm dificuldades. Muitas pessoas também têm preconceito quando o assunto é vender seu “peixe”. Isso realmente é muito difícil, porque desde pequenos fomos educados para não falarmos de nós mesmos. O vendedor ainda carrega a imagem negativa, da pessoa inconveniente e pouco agradável.

E como é possível mudar essa imagem?
Vender é uma atividade nobre. O bom vendedor é sempre capaz de ajudar a resolver as necessidades do outro com a capacidade dos serviços oferecidos por ele com base no conhecimento adquirido, nas experiências de vida e no acúmulo das habilidades. O importante é fazer a oferta correta e falar das qualidades dos serviços propostos.

Esse assunto também é tema de livro de sua autoria. Ele é destinado a quem?
O “Venda seu peixe” é meu penúltimo livro. Trata-se de uma comunicação dirigida para um público que precisa aprender a vender seus serviços profissionais. A publicação é genérica e orienta técnicos e profissionais de qualquer área sobre a lógica do mercado. A obra foi feita com base na minha observação do comportamento das pessoas durante mais de vinte anos atuando como consultor.

Quais as maiores dificuldades na hora do profissional vender seus serviços?
Os profissionais com mais dificuldades são os da área da saúde, como os médicos e enfermeiros, pois enfrentam os obstáculos do código de ética profissional que os proíbe de fazer marketing pessoal. Na área de Engenharia, por exemplo, o grande problema ocorre quando profissionais que trabalham como empregados passam a atuar como autônomos. Pouco acostumados com a necessidade de ter de mostrar as qualidades do seu serviço, esses profissionais ficam prejudicados diante de um mercado competitivo. Vender é uma atividade necessária, importante e nobre; é falar com outras pessoas e começar a vender para pessoas mais próximas, que você conhece. É um treinamento. A prática é um exercício de contato com as pessoas. O importante é vencer o medo inicial. 

Que dica o senhor daria para as pessoas que são competentes naquilo que fazem, mas têm extrema dificuldade em propagandear seus sucessos?
O cliente compra quando precisa, quando pode, quando quer e quando se lembra com simpatia de um profissional que gere confiança e quando, atendido prontamente com uma proposta interessante. Isso é que é preciso ser observado e entendido.