Confea incentiva participação de estudantes

Vitória (ES), 28.11.2005

Na tarde do dia 28/11 foi realizada a Reunião de Preparação e Integração dos estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, uma iniciativa da Comissão de Assuntos Nacionais do Confea, coordenada pelo eng. mecânico Francisco Machado da Silva.  A reunião contou com a participação de 52 estudantes, sendo 27 de vários Estados do Brasil e 25 do Espírito Santo  onde está sendo realizada a 62ª SOEAA.

O encontro teve por objetivo promover a integração dos alunos e futuros profissionais com o Sistema Confea/Crea e mobilizá-los para a realização do 1º Fórum Nacional dos Estudantes durante a 63ª SOEAA, em 2006. Tal como o Fórum das Mulheres, criado há dois anos para aproximá-las da área, o Fórum de Estudantes tem por fim atrair estudantes e recém-formados a participarem das entidades, plenário e demais dispositivos que compõem o sistema.

Segundo Machado, não está havendo oxigenação entre os profissionais que atuam nos Conselhos, daí a importância de iniciativas como esta. Ele propõe ainda que comissões regionais promovam a realização de Fóruns Estaduais como eventos preparatórios para o Fórum Nacional.

Além de Francisco Machado, também participaram da mesa do encontro o coordenador da CCS (Comissão de Controle do Sistema), eng. civil João Sobrinho, o coordenador da COS (Comissão de Organização do Sistema), eng. civil Anjelo da Costa, o coordenador-adjunto da CEP (Comissão do Exercício Profissional), arquiteto José Queiroz Filho e o primeiro vice-presidente do Confea, eng. florestal Fernando Antônio Bemerguy.

Na reunião, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e debater com os representantes das cinco Comissões Permanentes do Confea, que apresentaram estes fóruns e adicionaram informações sobre o Conselho Federal e o sistema profissional.

Além do Confea, os estudantes também conheceram mais sobre o Crea-MG Júnior, através da estudante Priscila Teixeira Dornas, coordenadora geral do programa. Além do Crea Júnior, Priscila também falou sobre sua experiência internacional com estudantes na World Engineer Convention (WEC), em 2004 e convidou os estudantes a se mobilizarem para o evento de 2008, que será realizado no Brasil.