A opinião de quem estava lá

Vitória (ES), 28.11.2005

Crianças, adultos, idosos, profissionais da área tecnológica, atletas, capixabas e visitantes de todo o Brasil. O passeio pelas ruas de Vitória reuniu gente de todas as idades e toda parte mas que defendem a mesma idéia: cidades com mais qualidade de vida e bicicletas como meio de transporte.
1 – A empresária Rita de Cássia Passos e seu filho Rafael, de nove anos, chegaram cedo para o passeio. Enquanto Rafael aguardava com ansiedade o seu início, Rita de Cássia destacou que achava muito válida a iniciativa do passeio ciclístico para anunciar a realização da 62ª Soeaa na cidade de Vitória. “Essa mobilização é muito saudável. Ao mesmo tempo em que divulga o evento, estimula a prática do esporte e conscientiza a população da necessidade de respeitar o ciclista. Parabéns aos organizadores”.

2 – “Eu estou super emocionado por estar participando desse passeio ciclístico. A gente está vendo nos olhos e na face das pessoas a alegria de ver esse movimento tão bonito de mobilização. Parabéns ao Confea pela iniciativa”, declarou, emocionado, o engº. de Produção Paulo Lindoso, que levou seu filho Daniel, de nove anos, para participar do evento.

3 – A idade avançada não foi obstáculo para o motorista Nelson Correia, de 76 anos, participar com entusiasmo do passeio ciclístico. “A idéia do passeio foi ótima, porque está estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte. Nos países desenvolvidos tem muita bicicleta e pouco carro. Aqui temos muito carro e pouca bicicleta. Que bom que o Confea mostrou a importância da bicicleta no dia-a-dia das pessoas, seja para o lazer ou para se deslocar para o trabalho”.

4 – O eletricista Alex Sandro Jesus Medeiros achou importante o passeio ciclístico, que serviu não só para divulgar a 62ª Soeaa, mas dar um alerta à sociedade. “Estamos alertando as pessoas de que é necessário respeitar os ciclistas e os pedestres. É muito comum vermos acidentes envolvendo ciclistas e esse passeio mostra a necessidade de se implantar o máximo de ciclovias na cidade. Parabéns aos organizadores”.

5 – José Dias é auxiliar de serviços gerais e utiliza a bicicleta como meio de transporte para se deslocar ao seu trabalho todos os dias. Ele diz que o ciclista é muito desrespeitado no trânsito e esse passeio é muito importante para dar visibilidade a esse problema. “Nós vivemos sempre em perigo, pois muitos motoristas não nos respeitam. Precisamos de mais ciclovias na cidade para que tenhamos segurança no trânsito”.

6 – Vanderson Rangel reuniu toda a família para participar do passeio ciclístico e sua maior preocupação é com a segurança dos ciclistas. “O Confea foi muito feliz em divulgar a Soeaa através desse passeio ciclístico. Esse evento chama a atenção do público para a necessidade de se implantar ciclovias na cidade, uma vez que o ciclista tem pouco espaço para andar com segurança na cidade”.