Passeio "Ciclovia pela Paz" reúne centenas de ciclistas em Vitória

Vitória (ES), 28.11.2005

Mais de 500 pessoas participaram na manhã do último domingo, 27, de um passeio ciclístico promovido pelo CONFEA e pela Prefeitura Municipal de Vitória. Chamado de “Ciclovia pela Paz”, o passeio deflagrou o projeto “Cicloredes”, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura da cidade, com o objetivo de conscientizar a população para o uso saudável da bicicleta como meio de transporte de rotina. Este projeto faz parte de um programa de abrangência nacional, o Bicicleta Brasil, fruto de um convênio com o Sistema Confea/Crea e o Ministério das Cidades. “Um programa de mobilidade por bicicleta traz uma série de benefícios à sociedade, mas precisa de estímulos e incentivos para dar certo. E o maior deles tem que ser o da conscientização”, alerta Wilson Lang, presidente do Confea.

Entre os principais benefícios elencados por Lang estão o estímulo à prática de atividade física e a conseqüente melhoria da saúde pública; a economia de combustível e, por fim, a preservação do meio ambiente, com menos geração de poluição e menor utilização dos recursos naturais não-renováveis. “Os países mais desenvolvidos e comprometidos com a conseqüência do desenvolvimento econômico já utilizam a bicicleta como alternativa de mobilidade de massa”, garante a especialista no assunto, arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, que coordena em Santa Catarina uma equipe de técnicos com o objetivo de regulamentar e ampliar o sistema cicloviário. “Ainda temos uma série de problemas de infra-estrutura nas cidades que discrimina o ciclista e não dá a ele a segurança necessária, mas nosso principal desafio é mesmo a conscientização das pessoas para que invistam nessa solução adotada com sucesso por muitas cidades européias, como a Holanda, por exemplo”, afirma Vera Lúcia.

Desportista pela Paz - O passeio Ciclovia pela Paz reuniu muitos profissionais da área tecnológica que vieram a Vitória participar da 62ª SOEAA e também moradores da Praia do Canto e Camburi, rota cumprida pelos ciclistas. Um dos participantes ilustres da “Ciclovia pela Paz” foi o atleta Antonio Carlos de Oliveira, um dos cinco desportistas brasileiros escolhidos pela Unesco para levar a mensagem de Paz ao mundo.

"Antonio Carlos"
Antonio, que viaja de bicicleta há mais de 12 anos e visitou importantes estadistas e personalidades como o Papa João Paulo II, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e chefes de Governo como Bill Clinton e Tony Blair, cumpre a missão permanente de levar a mensagem da união entre os povos, da Paz e também do uso da bicicleta como meio de transporte saudável. “A bicicleta foi o primeiro meio de locomoção do homem, depois dos animais. Foi também o primeiro sintoma de necessidade de conforto, de uso da tecnologia e também da pressa. Não precisamos de mais pressa do que isso, podemos continuar na bicicleta”, justifica Antonio Carlos, parabenizando o Confea pela iniciativa do passeio ciclístico.

Silvio Roberto Ramos, presidente do Crea-ES e também secretário municipal de Governo, foi um dos principais articuladores entre o Sistema Confea/Crea e a Prefeitura de Vitória para a realização do Passeio Ciclístico. Pesquisas recentes, segundo Silvio, apontam que pelo menos 35% da população das grandes cidades não utilizam veículos motorizados para seu transporte diário. “Eles estão excluídos da camada da população que tem acesso ao transporte público e precisam se deslocar a pé para o trabalho e para a escola. Para estas pessoas o uso da bicicleta seria uma grande solução”, diz o presidente do Crea-ES, justificando o porquê dos investimentos em Vitória para a implantação de um projeto próprio de mobilidade pública. “Temos absoluta certeza da necessidade de desenvolvermos um projeto cicloviário”, garante.

Atrações - O "Ciclovias pela Paz" partiu da Praça dos Namorados, na praia do Canto e percorreu a Praia de Camburi. Uma das maiores atrações foi a presença de duas Centopéias da cidade de Blumenau, animadoras oficiais da Oktoberfest. A primeira centopéia, mais antiga e com modelo germânico tradicional, tem 18 lugares, e a segunda, mais moderna e com design contemporâneo, abriga 30 ciclistas-foliões.  Esta é considerada a maior bicicleta do mundo e já foi apresentada em vários países da Europa. A programação do passeio incluiu ainda a apresentação de uma peça de teatro com o tema "Emília na Cidade", trio elétrico, além do sorteio de duas bicicletas. Todos os participantes receberam da SOEAA um kit com camiseta, squizzi e boné. E mesmo quem não tinha bicicleta pôde participar do passeio. A organização disponibilizou o empréstimo gratuito de mais de 50 bicicletas.

O que é o projeto Cicloredes?
Além de conscientizar a população sobre os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte regular, o projeto Cicloredes prevê ainda uma série de obras na cidade que pretende adaptar o sistema viário para absorver com segurança o trânsito de ciclistas, através da construção de ciclovias e ciclofaixas. “Nossa meta é interligar todo o entorno de Vitória através de ciclovias e promovendo iniciativas como esta do Sistema Confea /Crea, que está realizando hoje este passeio ciclístico”, afirma Domingos Sávio Sava, secretário-adjunto de Transporte e Infra-estrutura Urbana.

No próximo dia seis de dezembro, a Prefeitura Municipal de Vitória realiza a primeira Audiência Pública para discutir sobre o Projeto de Mobilidade Urbana, com apresentação do estudo de viabilidade para implementação do Cicloredes na cidade. Um projeto piloto foi feito por técnicos das secretarias de Transportes e Infra-Estrutura Urbana (Setran) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec), no bairro Jardim da Penha.  O projeto prevê a implementação de ciclofaixas no interior dos bairros e o Jardim da Penha (próximo a Camburi) foi escolhido para sediar a primeira ciclovia por se localizar entre duas vias principais, as avenidas Dante Michelini e Fernando Ferrari. Técnicos da Secretaria de Transportes realizaram estudos e pesquisas com ciclistas que circulavam pelo bairro, onde foi verificado o fluxo médio 263 ciclistas por hora.

O prefeito em exercício de Vitória, Sebastião Balarini, participou de todo o passeio ciclístico. Ele destacou a importante ação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no estímulo às ciclovias e a atuação neste sentido junto ao Ministério das Cidades.

O que é programa Bicicleta Brasil?
O Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, chamado de “Bicicleta Brasil”, está sendo coordenado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e tem o aval do Sistema Confea/Crea, com a assinatura de um convênio para implantação do programa em todo o Brasil. O Ministério das Cidades pretende investir R$ 62 milhões na implantação de sistemas cicloviários em todo o País com recursos da União e também de financiamentos que estão sendo abertos aos municípios que apresentarem projetos cicloviários.
 
A proposta básica do programa é estimular governos municipais a implantar sistemas que direcionem ações para a segurança de ciclistas nos deslocamentos urbanos. O Brasil conta atualmente com 600 quilômetros de ciclovias e uma frota de 50 milhões de bicicletas, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Na avaliação do ministro Olívio Dutra, é preciso refletir sobre o atual modelo de mobilidade que privilegia o automóvel. Além de mortes e feridos nos acidentes, a circulação de veículos causa ainda congestionamentos e grande volume de poluição ambiental. Anualmente, são registradas cerca de 35 mil mortes e 300 mil feridos nos acidentes de trânsito e 120 mil pessoas ficam com deficiências permanentes.

O ministério está realizando pesquisas com 450 cidades, para identificar o uso da bicicleta pelo brasileiro. O Brasil é um dos 38 países que já aderiram ao movimento  internacional, que conta com apoio financeiro e político da Comissão  Européia.


Dicas para um pedalar seguro

- Na ausência de ciclovia, ande próximo ao meio-fio, sempre do lado direito da pista.
- Conduza o passageiro na garupa ou assento especial.
- Não pegue carona em veículos em movimento.
- Evite colisões e freadas bruscas.
- Sinalize com as mãos as suas manobras e sua direção, olhando para os dois lados antes de atravessar.
- Use sempre os equipamentos de segurança.
- Segure o guidom com as duas mãos, não faça malabarismos.
- Evite mudanças bruscas de direção, pois assusta quem vem atrás.
- Nunca ande na contramão e cuidado ao entrar à esquerda.
- Cuidado com veículos estacionados, pois alguém pode abrir a porta repentinamente.
- Entre devagar em uma curva e evite freiar.
- Quando transitar por calçadas, ande empurrando a bicicleta.
- Evite andar por avenidas movimentadas.
- Não transporte cargas pesadas demais, pois comprometem o equilíbrio.
- Cuidado ao passar pelas paradas de ônibus e de táxis.
- Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos.
- Respeite os pedestres.
- Se beber, não pedale.
- Ao estacionar sua bicicleta, prenda com cadeado e escolha um local apropriado.
- Cuidado com a poluição. Respire sempre pelo nariz e não pela boca, evitando ficar atrás dos escapamentos.
- Mantenha os pneus cheios e calibrados.
- Evite os horários mais ensolarados do dia e também o pôr-do-sol, quando ocorre o chamado “lusco-fusco”.
- Ande sempre com os documentos pessoais.
- Antes de sair, faça um roteiro prévio da viagem.
- Carregue um cartão telefônico para o caso de emergências.
- Em roteiros mais longos, não esqueça da garrafinha de água.

Fonte: Guia do Ciclista