Sistema de Controle Eleitoral é discutido com representantes dos 27 Creas

Brasília, 04 de outubro de 2005.

"Jefferson Costa, gerente da GTI"
Com a finalidade de aprimorar o processo eleitoral deste ano, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Confea, convocou todos os gerentes da área de informática dos 27 Creas a participarem de uma reunião para discutir todo o Sistema de Controle Eleitoral que está sendo desenvolvido. Foram três dias de amplos debates, os trabalhos que se iniciaram na tarde do dia 03, terminam quarta-feira(05).

A reunião está sendo coordenada pelo Assessor Superintendente do Crea Rio Grande do Sul e Coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTTI), Luiz Garcia, e pelo gerente da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Confea, Jefferson dos Santos Costa.

Na abertura dos trabalhos, Luiz Garcia destacou a importância do encontro que dá a todos a oportunidade de sanar qualquer tipo de dúvida e trocar idéias.

A reunião tem como objetivo apresentar informações atualizadas como a definição da infra-estrutura mínima de hardware e software a ser disponibilizada em cada urna de votação nos estados, aprovação do layout de arquivo que os Creas deverão utilizar para alimentar o Sistema de Controle Eleitoral, entre outros.

Além dessa reunião, o GTI está programando uma teleconferência prevista para o final deste mês. E no dia 27 haverá uma simulação do processo eleitoral com todos os Creas para que possam identificar qualquer problema que ocorra antes das eleições. O seminário será gravado em CD e entregue aos participantes para posterior encaminhamento às respectivas comissões eleitorais.

O gerente da GTI fez um breve histórico sobre o processo eleitoral do sistema. Ele explicou que ao longo dos anos os Creas vinham encontrando dificuldades em executar o serviço orientado pelo Confea. Foi a partir daí que a comissão eleitoral resolveu procurar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve um grande avanço em termos tecnológicos, mas ao mesmo tempo, os Creas se depararam com a falta de experiência nesse tipo de eleição.

 “Para que os problemas da eleição passada não se repitam, a solução encontrada foi elaborar um cadastro de eleitores, além de uma preparação como a que está acontecendo agora. É de suma importância que todos saiam do encontro com as dúvidas sanadas”, ressaltou Jefferson.

Como vai ser - Os profissionais terão até o dia 10 deste mês para quitar sua anuidade, caso contrário, não poderão votar.  Na hora da votação será exigido um documento de identificação com foto. Através desse documento, o sistema irá analisar e comprovar se o CPF é mesmo do profissional.

A abertura da votação será feita pelo presidente da mesa. O eleitor deve apresentar-se no local de votação munido de documento de identificação com foto e do CPF. Após uma busca feita pelo Sistema Nacional de Controle de Eleitores (SNCE), para identificar se o eleitor está apto a votar, é entregue uma autorização de voto. O eleitor se dirige à cabine e preenche a cédula de votação.

A Comissão Eleitoral Federal vai executar todo o procedimento para tirar qualquer tipo de dúvida. Será montada uma central de informações em todos os Creas e no Confea para ajudar nos trabalhos.

Isabel Meneghetti
Da equipe da ACOM