Passeio Ciclístico vai mobilizar 62ª SOEAA

Brasília, 03 de outubro de 2005

"Erval Fenilli Neto"
Chamar a atenção para a importância do respeito e da convivência pacífica no trânsito. Este é o objetivo de um passeio ciclístico que integra o Fórum da Mulher na 62ª SOEAA (Semana Oficial de Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia), que será realizada em Vitória, de 28 a 30 de novembro.

O passeio acontecerá em 27 de novembro, às 9hs. Serão oito quilômetros percorrendo a orla da praia de Camburi, na capital capixaba. A idéia da organizadora do Fórum da Mulher, Deodete Packer, é mobilizar os profissionais participantes da SOEAA e também a sociedade local para a importância das ciclovias, da valorização da bicicleta como meio de transporte barato e não-poluente e do devido respeito aos ciclistas e atletas.

“Queremos enfatizar a mobilidade urbana. O evento de Vitória representa uma preocupação crescente da agenda estratégica do Confea. Apoiamos o programa Bicicleta Brasil, do Governo Federal, e temos um protocolo de intenções fechado com o Ministério das Cidades para a expansão das ciclovias no país”, afirma Deodete.

Além dos congressistas e da comunidade, pretende-se mobilizar, no passeio ciclístico, autoridades locais e nacionais e atletas em geral. Um deles é o triatleta Erval Fenilli Neto, convidado pela organização do evento para participar do passeio. Engenheiro civil de formação, Erval cultiva a paixão pelo Ironman, uma modalidade do triatlon que testa a resistência até o limite da capacidade humana em uma competição que envolve a natação, a corrida e o ciclismo.

Erval conseguiu aliar suas duas paixões (a engenharia e o triatlon) e hoje desenvolve no um projeto voltado à construção de ciclovias. “Já disputei campeonatos nos Estados Unidos, na Nova Zelândia e em outros países. Se nesses lugares os ciclistas são respeitados, temos obrigação de fazer o mesmo aqui. Em muitas cidades brasileiras, o ciclista corre risco de morte a cada pedalada”, adverte.

Em visita à sede do Confea, Erval falou sobre a expectativa para a SOEAA e o privilégio por ter sido convidado a participar do passeio ciclístico. “É fundamental que os eventos da engenharia contem com mobilizações desse tipo. Pensar na mobilidade urbana é pensar na qualidade de vida de todos nós”, concluiu o atleta.

Sandro Farias, da equipe da ACOM