Criação de frente parlamentar pela engenharia marca sessão plenária 1329

Brasília, 23 de agosto de 2005.

Na manhã de hoje teve início a sessão plenária 1329, que mais uma vez reúne os 21 conselheiros federais na sede do Confea, em Brasília.

Cumprindo o roteiro estabelecido, os trabalhos foram abertos e conduzidos pelo presidente do Confea, Wilson Lang, que viu aprovados, no primeiro período da reunião, itens como a ordem dos trabalhos e a ata da plenária anterior. Não tendo destaques para correspondências recebidas e expedidas, ele abriu espaço para que os conselheiros fizessem suas comunicações, entre elas a participação em eventos e sobre o desenrolar das reuniões de comissões. Em seguida, foram aprovadas algumas decisões tomadas “ad referendum”.

Entre as comissões, a CAN, que trata de Assuntos Nacionais e é coordenada pelo eng. Francisco Machado, informou sobre a quarta reunião de seus integrantes, realizada em Fortaleza, de 5 a 7 de agosto. Dos assuntos tratados, Machado destacou a proposta de convidar um representante do Crea-MG Júnior para integrar a Comissão Organizadora da 62ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia que este ano acontece em Vitória, de 28 a 30 de novembro próximo.

Outro assunto decidido pela CAN foi a aprovação, para efeitos de apresentação junto ao Colégio de Entidades Nacionais, do pedido de credenciamento da Fenemi (Federação Nacional de Engenharia Industrial). Machado também submeterá ao plenário na tarde de hoje,  40 processos que solicitam apoio financeiro para a realização de eventos.

Na tarde de hoje, às 16h e ainda sob os auspícios da CAN, os conselheiros federais acompanharão a instalação da Frente Parlamentar de Mobilização pela Engenharia , em cerimônia a ser realizada na Câmara dos Deputados, no gabinete do senador Marcelo Crivela que responde pela iniciativa apoiada pelo Sistema Confea/Crea. O senador pretende valorizar a engenharia brasileira junto ao Congresso Nacional.

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM