Presidentes do Confea e do Crea-MA serão homenageados pela Assembléia Legislativa do Maranhão

Brasília, segunda-feira, 22 de agossto de 2005

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Wilson Lang, receberá na manha de quinta-feira (25), o título de Cidadão do Maranhão,  proposição do deputado César Pires atendendo solicitação do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), José Pinheiro Marques. A outorga do título foi aprovada no final do ano passado por unanimidade pelos deputados da Assembléia Legislativa do Estado. Na mesma solenidade, a Assembléia Legislativa concederá a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão ao presidente  José Pinheiro Marques.

Para o deputado César Pires, a missão social do Sistema Confea/Crea vem avançando e refletindo ações concretas no dia-a-dia de muitos brasileiros. Entre elas, está um projeto ousado que pretende diminuir a carência do déficit habitacional e que tem o título de Engenharia e Arquitetura Públicas, desenvolvido por diversos Creas do país e que dá acesso à casa própria, com orientação profissional, a quem tem poder aquisitivo reduzido. Segundo ainda o parlamentar, a importância política, econômica e estratégica do Sistema Confea/Crea dá suporte para a participação efetiva do Conselho na discussão dos grandes temas nacionais. Desde sua posse em janeiro de 2002, Wilson Lang tem defendido de forma intransigente políticas de desenvolvimento que preservam as peculiaridades do país, com justiça social e soberania.

Defensor - A homenagem a Pinheiro Marques, segundo a autora do projeto, deputada Telma Pinheiro, é um reconhecimento justo e merecido a um cidadão que há muito se destaca no cenário maranhense. A deputada afirmou que Pinheiro Marques, dentro de sua área de atuação, tem sido um defensor da conservação das rodovias, do patrimônio histórico e arquitetônico do Maranhão, demonstrando a sua preocupação com o bem-estar do povo maranhense.  O presidente do Crea é o responsável técnico por diversas obras no Estado, como a construção do Campus Universitário Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Também é professor dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica naquela universidade.

Ainda na construção civil, Pinheiro Marques tem se destacado como militante atuante superintendência do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, defendendo e valorizando a classe dos profissionais de Engenharia, já tendo reconhecida a sua competência com a Honra ao Mérito da Diretoria do Consórcio Alumar, pela contribuição na implantação da Fábrica de Alumínio em São Luís e pela Menção Honrosa do Conselho da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), pelos trabalhos realizados no campus universitário.

Mata Roma
Crea-MA